Isolar-se é ir contra a natureza de Deus
O autoisolamento conduz o ser humano ao egoísmo. Essa é uma verdade revelada pela própria Palavra de Deus, como lemos em Provérbios 18.1: “Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola…”. Não há como contradizê-la e isso é claramente perceptível: a pessoa que se afasta de outras normalmente se preocupa apenas consigo mesma e as suas interações passam a ser meramente transacionais, ou seja, para suprir os seus interesses – e nada mais.
É claro que existem momentos em que se distanciar de amizades ou de relacionamentos nocivos é necessário, mas, quando essa atitude é praticada pelo anseio de viver só, nos tornamos alguém difícil de conviver e, além disso, estamos indo contra a natureza Divina.
Deus, mesmo sendo autossuficiente e poderoso, escolheu criar os anjos e o ser humano e é ao se relacionar com eles que o Seu amor é provado. Ficar sozinho não coloca em teste o seu amor e se você se isola do mundo, como, então, é possível saber amar o próximo e cumprir com a Vontade do Altíssimo? Não tem como.
Além disso, a solidão está associada ao inferno, onde estão aqueles que chegaram ao ápice do egoísmo. Considerando isso, as pessoas que se isolam estão atraindo para si um inferno pessoal e colocando em risco a sua própria Salvação.
Portanto não cometa esse erro. Olhe para a sua vida e analise se existe em você a tendência do isolamento. Pergunte a si mesmo: “O que posso fazer por aqueles que estão ao meu redor?” Em seguida, faça se cumprir em sua vida a promessa do Senhor Jesus contida em Lucas 6.38: “Dai, e ser-vos-á dado”. Faça isso e sua vida deixará de ser vazia. Tome essa atitude e a Luz de Deus brilhará em seu interior e resplandecerá para as outras pessoas.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!