Isso é mais perigoso que o ateísmo e está assolando a Igreja do Senhor Jesus
Entenda por meio dessa reflexão
Uma nova pesquisa realizada pela Lifeway Research descobriu que 75% dos pastores evangélicos apontam “a apatia ou falta de compromisso das pessoas” como mais prejudicial que o ateísmo para a fé cristã.
Por que isso importa:
Durante o “The Christian Post Podcast: The Inside Story”, o repórter do Christian Post, Ian M. Giatti e o apresentador Billy Hallowell discutiram como o “apateísmo” tem prejudicado o desenvolvimento da vida cristã.
Assim, a pesquisa evidencia que não são apenas os incrédulos que são frios em relação à Bíblia e seus ensinamentos, mas, também, aqueles que já se identificam como cristãos.
Sinais de apatia espiritual:
No livro “O Resgate”, o Bispo Sergio Corrêa reforçou alguns passos que mostram que a pessoa está se esfriando espiritualmente. Alguns deles são:
- Distração – “A pessoa começa a dar mais atenção aos problemas ou às outras atividades e deixa de meditar na Palavra de Deus”.
- Desnutrição espiritual – “A meditação na Palavra de Deus é o alimento do nosso espírito. Sem alimento, o espírito se enfraquece. No começo, a pessoa não percebe, pois ainda se sente forte”.
- Plantação de dúvidas – “Com a carne mais forte que o espírito, cria-se espaço para que o diabo plante dúvidas e a pessoa passe a abrir concessões que não abriria se o seu espírito estivesse forte”.
- Contaminação da consciência – “Dessa forma, a pessoa não consegue mais interpretar corretamente os fatos e não entende o que lê, ouve ou vê”.
- O afastamento – “Depois de todo esse processo de esfriamento gradual, ela finalmente sai, e a sensação de liberdade que sente em seu coração a convence de que isso era o certo a se fazer”.
Como se livrar da apatia espiritual e se manter na fé:
Se você não deseja que a falta de compromisso e a apatia espiritual prejudiquem a sua vida com Deus, siga essas instruções dadas por Cristiane Cardoso, durante um encontro do Godllywood Autoajuda.
- Não se deve fazer tudo o que deseja – Nem sempre a sua vontade está alinhada com a do Altíssimo. Porém, é preciso compreender que, todos os dias, é necessário fazer o que o Senhor Jesus deseja.
- Medite nas Escrituras Sagradas – Não precisa ser um capítulo todo da Bíblia, você pode começar com um versículo, mas pratique isso cotidianamente.
- Ore todos os dias – A oração é um meio pelo qual uma pessoa se conecta com o Criador e estabelece um relacionamento com Ele. “Quando você não ora, você não está incluindo Ele na sua vida. Portanto, é claro que vai ser difícil ficar no Reino de Deus se você não fala com Ele”, alertou ela.
- Fuja da aparência do mal – No Texto Sagrado, o apóstolo Paulo deixa a seguinte orientação: “Abstende-vos de toda a aparência do mal.” (1 Tessalonicenses 5.22) Em outras palavras, desvie-se do que pode lhe conduzir ao erro.
- Mantenha-se firme na fé – “Não fique fazendo o que as pessoas que não têm Deus fazem. Porque senão você fica se enchendo do que o mundo dita. Então, você se esquece do que o Espírito Santo lhe ensinou, voltando ao que era antes. E dando valor para coisas que não vão fazer a diferença na sua vida”, afirmou Cristiane.
Veja também:
Pandemia fez muitos cristãos americanos se esfriarem espiritualmente