Itamaraty confirma quarto brasileiro desaparecido em Israel
O brasileiro-israelense Michel Nisenbaum, de 59 anos, está desaparecido desde o dia 7 de outubro
Nesta segunda-feira (23), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) confirmou o desaparecimento do brasileiro-israelense Michel Nisenbaum, de 59 anos. Michel tem dupla cidadania e mora em Israel, próximo à Faixa de Gaza.
Mais detalhes:
- Michel Nisenbaum é de Niterói (RJ) e mora há 35 anos em Israel, na cidade de Sderot, próximo a Faixa de Gaza, onde se iniciou os ataques do grupo terrorista Hamas a Israel.
- O desaparecimento de Michel teria sido comunicado por seus familiares às autoridades locais, que informou à Embaixada do Brasil em Tel Aviv.
- O Itamaraty recebeu a informação pelo Interpol e, até o momento, é o único brasileiro tratado como desaparecido pelo governo.
O último contato:
Segundo depoimentos, o último contato de Michel com familiares aconteceu no dia 7 de outubro – primeiro dia do conflito entre Israel e Hamas – via telefone. A chamada realizada pela manhã foi interrompida e, mais tarde, sua filha tentou restabelecer o contato, mas relata que uma voz masculina atendeu a ligação e se identificou como “Hamas”, em árabe.
Os familiares de Michel acreditam que o brasileiro foi sequestrado, já que foi possível identificar sua carteira em um vídeo divulgado pelo Hamas exibindo pertences de israelenses capturados.
Quadro geral:
De acordo com a contagem oficial, até o momento foram divulgados:
- 3 brasileiros mortos em Israel: Ranani Glazer, Karla Stelzer e Bruna Valenu
- 3 israelenses com ascendência brasileira mortos em Israel: Gabriel Yishay Barel, Celeste Fishbein e um terceiro não identificado
- 1 brasileiro-israelense desaparecido: Michel Nisembaum
(*) Com informações do R7