Jovem tenista que revelou sofrer de depressão chora durante entrevista coletiva

Transtorno é a principal causa de incapacidade em todo o mundo. Saiba como combater esse mal que aflige milhões de pessoas

Imagem de capa - Jovem tenista que revelou sofrer de depressão chora durante entrevista coletiva

A depressão é a terceira maior causa de afastamento de pessoas no trabalho e a principal causa de incapacidade em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso se reflete também no universo dos esportes e em seus jovens talentos.

A exemplo da atleta que acendeu a pira olímpica na edição dos Jogos Olímpicos este ano em Tóquio (Japão). A tenista Naomi Osaka, de 23 anos, recentemente, revelou que sofre de episódios de depressão e ansiedade social há três anos.

Ela foi eliminada na terceira rodada da sua modalidade nos Jogos e reconheceu que não soube lidar com a pressão da ocasião. Naomi também já havia desistido do torneio de Roland Garros anteriormente. Chegou mesmo a declarar que não daria entrevistas, para conscientizar sobre a importância do bem-estar mental dos atletas.

Desafios da saúde mental

Nos últimos dias, a tenista revelou que sua saúde mental sofre impactos adversos por conta dos questionamentos a que é exposta nas coletivas de imprensa.

E foi justamente durante uma entrevista coletiva, do torneio WTA 1000 de Cincinnati, nos EUA, na última segunda-feira (16), que a atleta foi acusada, por um jornalista local, de que se beneficia de sua exposição na mídia quando convém. Ao tentar responder, Naomi abaixou a cabeça, e com a viseira (típico acessório usado por atletas do tênis) cobrindo parcialmente o seu rosto, chorou. A tenista chegou a deixar a sala, depois que a coletiva foi brevemente interrompida.

Este episódio ressalta os desafios enfrentados por Naomi, uma das atletas mais famosas do planeta. Bem como, o problema que aflige todos os dias mais de 320 milhões de pessoas ao redor do mundo, segundo a OMS. Pessoas que se sentem pressionadas e oprimidas, e que sofrem a dor desse mal que acaba interferindo em todas os aspectos da vida.

Você também está sofrendo?

É importante observar que a depressão, assim como a ansiedade, entre outros males emocionais, é uma condição originada na alma de quem está aflito e sofrendo com sentimentos como medo e tristeza. Tratamentos e medicamentos atuam na parte física. Contudo, não são capazes de atuar no vazio interior que a pessoa sente. Por isso, é necessário também buscar ajuda espiritual.

A fé tem um importante papel como ferramenta no combate à depressão e às aflições da alma. Se você, ou alguém da sua família, está precisando de ajuda, participe, ainda hoje, de um encontro de fé. E, fique livre de tudo o que impede a sua paz e a dos seus familiares.

Se você tem sintomas de depressão ou conhece quem os tenha, participe das reuniões às sextas-feiras no Templo de Salomão, em São Paulo. Os horários são 7h, 10h, 12h, 15h e 20h. Além disso, você também pode ir à Universal mais próxima da sua casa.

Ademais, conheça ainda o grupo Depressão Tem Cura e faça como milhares de pessoas que estão sendo curadas desse e de outros males. Acesse o Instagram a.depressaotemcura ou envie uma mensagem para o número de WhatsApp (11) 3573-3662.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Istock e reprodução