Junho Vermelho

Centenas de pessoas serão beneficiadas

Imagem de capa - Junho Vermelho

Conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue é o propósito da campanha Junho Vermelho. Junho comumente é um mês que apresenta uma baixa no número de doações e, por isso, foi escolhido como Mês do Doador de Sangue. A ação é uma oportunidade de não somente conscientizar, mas de salvar vidas.

Foi para cumprir essa missão que os voluntários do Grupo da Saúde Universal (GSU), em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), se mobilizaram e levaram 186 pessoas para doar sangue em Manaus (AM), no dia 3 de junho.

Com a presença do ônibus de coleta e uma equipe especializada da Hemoam, as doações foram realizadas de maneira segura. Como cada doação pode beneficiar até quatro pessoas, mais de 700 enfermos poderão ser auxiliados com as coletas realizadas na ocasião.

O fundamental
Para o organizador da ação e responsável pelo GSU em Manaus, Wilmario Fernandes, a mobilização tem papel fundamental na sociedade: “sabemos que sangue é vida e vai salvar muitas pessoas que necessitam dele. Há uma grande mobilização de todos os grupos da Universal e de voluntários. Muitos membros nos auxiliam nessa ação para ajudar outras pessoas”.

“A promoção dessa campanha pela Universal é muito bem-vinda. Esse sangue é abençoado! É um pouquinho que alguém doa da sua vida para ajudar a vida de outro alguém. Isso é muito importante”, disse Maria Medeiros, subgerente de coleta externa da Hemoam.

Doe, salve vidas
Segundo o Ministério da Saúde, apenas 14 a cada mil brasileiros doam sangue regularmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que explica o baixo estoque nos hemocentros do País.

Durante todo o mês de junho, o GSU realizará campanhas de doação de sangue por todo o Brasil. Para contribuir, visite a Universal mais próxima e se informe.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Fotos: cedidas