Junho Vermelho: Campanha de doação de sangue ajudará a salvar 36 mil pessoas

Apenas 14 em cada mil pessoas doam sangue regularmente no país

Imagem de capa - Junho Vermelho: Campanha de doação de sangue ajudará a salvar 36 mil pessoas

Uma bolsa de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas. Com isso, a campanha “Junho Vermelho — Mês do Doador de Sangue”, do programa social Grupo da Saúde, pretende beneficiar cerca de 36 mil brasileiros com a mobilização e apoio de aproximadamente 9 mil voluntários que estarão praticando o ato de solidariedade até o final de junho.

No Brasil, apenas 14 em cada mil habitantes doam sangue regularmente nos hemocentros do Sistema Único de Saúde (SUS), segundado dados do Ministério da Saúde.

“Sabemos que nas estações de outono e inverno o estoque de sangue nos hemocentros tende a diminuir, por isso a seriedade do Junho Vermelho. O principal foco é mobilizar a todos e conscientizar principalmente sobre a importância de ser um doador de sangue e, com isso, ajudar aqueles que tanto necessitam”, explica o responsável pelo Grupo da Saúde, Eduardo Ribeiro.

O voluntário Edimilson Peçanha, de 60 anos, conta que já teve familiares que precisaram de doação de sangue. “Na época, foi difícil encontrar doadores, então eu sei o quanto essas campanhas de conscientização são importantes para que mais pessoas consigam pensar no próximo e ajudar, por meio das doações, quem está necessitado”.

A campanha do Grupo da Saúde está promovendo a importância da doação de sangue e ajudando a abastecer os bancos de sangue dos 26 estados e no Distrito Federal.

Em São Paulo, o programa social mobilizou cerca de 100 voluntários para realizar a doação de sangue neste sábado (24), entre 10h e 12h, no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

“Já é o terceiro ano seguido que doo sangue, sendo que essa será a minha sétima vez. Pretendo continuar fazendo isso até quando for possível, pois embora seja um gesto simples, tem uma importância muito grande para quem vai receber”, afirma o voluntário Marco Aparecido, de 36 anos.

Criado pela Igreja Universal do Reino de Deus, o Grupo da Saúde presta auxílio aos doentes e seus respectivos familiares, assim como aos profissionais da saúde. Somente em 2022, o programa social beneficiou 525.782 mil pessoas no Brasil.

Agenda: “Junho Vermelho — Mês do Doador de Sangue”
Data: 24/6
Horário: 10h às 12h 

Local: Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo — R. Maestro Cardim, 1.041 — Liberdade, São Paulo – SP 

 

imagem do author
Colaborador

UNIcom