Lançamentos que inspiram fé e superação foram destaques no Salão do Livro de Genebra

Evento literário é um dos maiores e mais importantes da Europa

Imagem de capa - Lançamentos que inspiram fé e superação foram destaques no Salão do Livro de Genebra

O Salão do Livro de Genebra, um dos maiores e mais importantes eventos literários da Europa, ocorreu de 19 a 23 de março de 2025 no Centro de Exposições Palexpo, na cidade de Genebra, na Suíça. O centro também é palco de grandes eventos, como o Salão Internacional do Automóvel e o Salão Internacional de Invenções.

A 39ª edição do Salão do Livro de Genebra reuniu leitores, autores, editores e livreiros, consolidando-se como um marco na cena literária suíça. A feira contou com 250 expositores e a presença de cerca de 600 autores.

Livros de fé e superação ganharam destaque:

A Editora La Connaissance, que foi a responsável por apresentar os títulos dos livros escritos em português para o francês, levou dez títulos inéditos, ampliando seu catálogo e estreitando laços com o público local.

Entre as obras destacadas estavam:

  • Eu Venci a Depressão, da médica Eunice Higuchi;
  • A Mulher Que Todo Homem Quer, de Núbia Siqueira;
  • Autismo, de Josi Boccoli;
  • Segredos e Mistérios da Alma, do Bispo Edir Macedo;
  • Casamento Blindado, de Renato e Cristiane Cardoso;
  • Sobrevivi, do Bispo Clodomir;
  • Os 50 Tons para o Sucesso, do Bispo Jadson Santos;
  • 120 Minutos Para Blindar Seu Casamento, de Renato e Cristiane Cardoso;
  • Fogo Cruzado, romance juvenil de autoria de Méuri Vedovello;
  • ONU Agenda 2030: O que falta para a paz, dos advogados Jean Marques Regina e Thiago Rafael Vieira.

As autoras Núbia Siqueira, Eunice Higuchi e Josi Boccoli estiveram presentes, participando de sessões de autógrafos e dedicatórias, proporcionando uma interação direta com os leitores.

O impacto evangelizador da feira:

Josi Boccoli compartilhou sua experiência sobre a recepção do livro Autismo no evento. Segundo ela, a exposição do título em letras grandes chamou a atenção do público, uma vez que o tema ainda não é amplamente discutido na região. Muitos jovens bem como adultos autistas se aproximaram, interessados no conteúdo, e relataram suas próprias experiências.

  • “Não foram somente os adultos, mas adolescentes, pré-adolescentes, todos se interessando pelo título e querendo ler o livro. E isso foi, para mim, algo realmente diferenciado. Também foi uma feira onde eu vi muitos autistas já adultos que compraram o livro e quando vinham pedir o autógrafo contavam que eram autistas”, comentou.

A autora destacou, ainda, o impacto evangelizador da feira, com pessoas de diversas nacionalidades adquirindo os livros e os levando para suas casas, onde continuarão a disseminar a mensagem contida neles.

  • “Eu creio que para a evangelização, em relação às pessoas nascidas no país, foi também algo diferenciado, muito grande, com uma aceitação muito boa. E o melhor de tudo, é que o livro vai falar com as pessoas que estão lendo e depois vai continuar na casa delas, e onde elas forem vão poder doar e o livro vai continuar falando e evangelizando por si só”, observou Josi.

Encontro das autoras:

No sábado (22), ocorreu o “Encontro das Autoras”. O evento reuniu cerca de 200 pessoas interessadas em conhecer mais sobre o processo criativo e as obras delas. Núbia, Eunice e Josi compartilharam suas experiências, discutiram temas como autismo e superação de adversidades, e responderam as perguntas do público presente no Salão do Livro de Genebra, enriquecendo a experiência literária dos participantes.

Núbia Siqueira deu início à palestra e usou o exemplo de uma das mulheres da Bíblia mencionada no livro dela (A Mulher Que Todo Homem Quer). Então, citou a esposa de Ló, que virou estátua de sal por olhar para trás (leia Gênesis 19.26). Também explicou que não se deve agir como ela, ficar olhando para o passado. Mas que as pessoas devem se perdoar e perdoar seus ofensores, a fim de serem livres de todo sentimento ruim.

A seguir, doutora Eunice (autora do livro Eu Venci a Depressão) contou como venceu esta que é considerada a doença do século. Momento este que, por sua vez, fez muitas pessoas ali presentes refletirem e até chorarem diante da história de superação.

Por fim, Josi falou um pouco sobre seu livro Autismo. Então, ela abordou as dificuldades enfrentadas com o filho Gabriel, que é autista, e também os avanços conquistados por ele.

O sucesso de “Eu venci a depressão”:

Dentre os lançamentos, o livro que conta como a médica Eunice venceu a depressão destacou-se como o mais procurado durante a feira. Este título aborda um tema de extrema relevância em um país como a Suíça, que enfrenta desafios relacionados à saúde mental.

Dados de um estudo acadêmico da Swiss Med Wkly de 2019 mostram que a Suíça tem 9,8 suicídios por 100.000 habitantes.

A Suíça tem uma das mais altas taxas de suicídio do mundo. De acordo com dados do Observatório Suíço de Saúde (OBSAN), cerca de 1.000 pessoas morreram por suicídio em 2020.

Diante desse número expressivo, o Bispo Eduardo Bravo, responsável pela Universal no país, destacou que cada palavra contida nas obras apresentadas podem fazer muita diferença para quem lê.

  • “Foi muito importante estarmos ali para que eles tivessem acesso à nossa literatura. Porque cada livro é uma semente de fé que deve ser compartilhada, pois as palavras contidas ali podem transformar a vida dos leitores. Com certeza todos que lerem esses livros vão crescer espiritualmente e trazer resultados positivos para suas vidas”, finalizou.

Assista abaixo ao vídeo sobre este evento:

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Cedidas