Liberdade de expressão: existe limite para ela?
Em evento que defendia o tema, jovens manifestantes impedem palestrante de se expressar e destroem bíblia "sem motivo algum". Entenda
No dia 4 de abril, durante evento realizado na Universidade Estadual de Nova York em Albany (SUNY Albany), um grupo de manifestantes impediram o comentarista Ian Haworth de se expressar em sua palestra no Turning Point USA (TPUSA), que defendia a temática sobre a liberdade de expressão. Em meio a mobilização, os jovens também destruíram uma Bíblia “sem motivo algum” aparente.
Entenda:
- A palestra realizada pelo conservador Ian Haworth na Universidade Estadual de Nova York, abordava a temática “liberdade de expressão” e a importância do respeito a este direito no campus universitário.
- O evento passou de uma atividade acadêmica a um episódio caótico quando os alunos que participavam da palestra começaram a insultar Ian com palavrões e palavras que feriam sua honra.
- Além disso, o palestrante por meio de sua rede social afirmou que, durante a manifestação, a Bíblia que pertencia a um dos alunos que participava do evento foi destruída “sem motivo algum”.
- Quando os alunos finalmente tomaram o controle da sala onde a palestra acontecia, o evento teve que ser transferido para outro local sob escolta policial e reforço de segurança.
O que ele disse:
- “Meu argumento: a liberdade de expressão está sendo destruída nos campi universitários. A faculdade é agora onde a liberdade de expressão vai morrer, e precisamos recuar contra esses touros — com tudo o que temos. Não deixe a minoria furiosa intimidar as pessoas até o silêncio”, disse Haworth em suas redes após o acontecido.
Leia também: Querem te calar em nome da liberdade
Por que isso acontece:
A liberdade de expressão é um direito básico concedido em uma sociedade democrática, ou seja, onde diferentes formas de se expressar trabalham em conjunto. Assim, quando um indivíduo não tem a liberdade em expressar a sua opinião, não existe democracia.
O tema também abordado no programa Fala Que Eu Te Escuto, exibido pela Record TV, trouxe em discussão os limites da liberdade de expressão.
O cientista político Marcelo Di Giuseppe, ouvido pelo programa, explicou como cada pessoa tem o direito de falar o que pensar, assim como deve ter responsabilidade sobre tudo o que diz, publica ou defende. Ele conta também que “se a liberdade de expressão de uma pessoa chega ao ponto de ofender alguém ou infringir uma legislação, deixa de ser um direito para se tornar um crime”.