Luau FJU 2023: Nas ondas do Espírito
Confira como foi o evento na Esplanada do Templo de Salomão, em São Paulo
No dia 18 de março, a Esplanada do Templo de Salomão, em São Paulo, recebeu milhares de jovens para o Luau FJU: Nas Ondas do Espírito. O evento, promovido pelo grupo Força Jovem Universal (FJU), também aconteceu simultaneamente em outros Estados.
Além de show da Banda FJU, também houve apresentação do musical Game da Vida, do projeto Cultura, sorteios de prêmios e palestra especial com o casal Renato e Cristiane Cardoso, apresentadores do programa The Love School – A Escola do Amor, da Record TV.
Nas ondas do Espírito
O responsável pela FJU no Brasil, Bispo Celso Junior, relata qual foi o objetivo da ação: “sabemos que existe muita má influência para os jovens e, por isso, trabalhamos proporcionando um ambiente saudável para que eles possam desenvolver seus talentos e estar com pessoas do bem. Se não dermos a eles um lugar para terem uma atividade como essa, outros darão para o lado errado. Tentamos equilibrar a parte de atrações, como dança, música e atividades, com a espiritual, que é a finalidade”.
Ele explica que o nome do evento faz referência a expressões usadas no dia a dia, como “tirar onda”, “ir na onda dos outros” e “segurar a onda”. De acordo com ele, o jovem precisa “ter cuidado com a onda que segue. Na FJU, tentamos levar o jovem na ‘onda certa’, para que ele venha a ter prazer na vida, mas o prazer que vem de Deus”.
Ele ainda citou uma reveladora passagem bíblica: “Jesus andou sobre as ondas e Pedro também, enquanto tinha os olhos focados em Jesus, mas, quando tirou o olhar de Jesus e olhou as circunstâncias, afundou. Existem muitos jovens que estão olhando as ondas deste mundo e afundando por causa disso. Então, o foco é olhar para Jesus para que você possa viver sobre as ondas desse mundo e nas ondas do Espírito”.
Como não ser otário no amor
Os escritores Renato e Cristiane Cardoso conduziram uma palestra com o tema “Como não Ser Otário no Amor”. Segundo Renato, tratar do assunto é extremamente importante porque atualmente muitos jovens iniciam a vida amorosa sem que estejam prontos para ela. É preciso conversar com essas pessoas porque, “se não aprenderem agora, provavelmente vão errar e já marcar a vida adulta com o fracasso amoroso. Então, é importante estarmos aqui hoje para que quem quiser e for inteligente e prudente agarre essas dicas e aprenda para não errar”.
Durante a palestra, o casal destacou três dicas:
• Não errar para aprender, mas aprender para não errar. “Aprenda com o erro dos outros, não é preciso cometer os seus”, afirmaram.
• Menos é mais: a inteligência diz que, no quesito relacionamento, menos é mais, pois quando você realmente se aplica em um relacionamento com inteligência não fica pulando de um para outro, mas aprende a construir algo com alguém e, por isso, escolhe bem.
• Cuidado para quem você olha, pois aonde você olha é aonde você vai: você sempre reproduzirá o que as pessoas que você tem como referência são. Muitos dizem que não querem se casar porque tiveram os piores exemplos, mas “ninguém que viu um bom casamento diz: ‘eu não quero isso para mim’. Posso garantir isso a você”, afirma Renato.
Segundo Cristiane, é importante que o jovem siga essas dicas. “Sabemos que, se você não tem uma vida amorosa feliz, provavelmente sua fé será afetada e, então, todo o trabalho que Deus tem feito por meio da Universal e da FJU será desperdiçado.”
Construindo a nova vida
Rafael Aquino, de 23 anos, e sua namorada, Daniele Alexandre, de 17, contam que este foi o primeiro Luau do qual participam como casal. “É uma oportunidade, no meio da correria da semana, de ficarmos juntos e investirmos um no outro”, diz Rafael.
Ele conta que antes de chegar na FJU sofria na vida amorosa, mas, depois que conheceu o Senhor Jesus, aprendeu a agir com inteligência também na vida amorosa e isso hoje lhe traz felicidade. Já Daniele tinha muitos complexos, baixa autoestima e depressão, mas na FJU fez muitos amigos e isso a ajudou: “comecei a me envolver mais, a crescer, me batizei nas águas, tive um encontro com Deus e recebi o Espírito Santo”.
Acolhidos
O barman Rafael Tavares, de 27 anos, participou do primeiro Luau da FJU, realizado em janeiro de 2022 no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. “Foi assim que conheci a FJU. Eu nunca tinha ido a um evento que me acolhesse como o Luau. A partir daí decidi fazer parte da FJU e quis realmente me entregar a Deus. Estou feliz por estar aqui hoje, por todas as transformações ao longo desse ano, pelos amigos que encontrei na FJU e por toda a experiência que tive e estou tendo com o Senhor Jesus”, diz.
Já em 2023 foi a vez da enfermeira Bianca Juventino, de 23 anos, “estrear” em um evento da FJU. Ela conta que recentemente esteve na Universal pela primeira vez e recebeu o convite. A princípio hesitou por não conhecer outros participantes, mas acabou aceitando. Ao chegar no Luau ficou encantada com a multidão de jovens e com a receptividade: “achei muito legal. Fui bem recebida ao chegar aqui. Me senti muito acolhida. O evento é bem legal, com shows e palestras, e foi muito divertido. Eu pretendo voltar e convidar os meus amigos da próxima vez”.
Acompanhe
A Força Jovem Universal se reúne semanalmente (sábados às 16h). Caso você esteja interessado, pode buscar informações no site forcajovemuniversal.com