Maconha aumenta o risco de suicídio
Estudo demonstra ligação entre vício e tentativa de tirar a própria vida
Estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos da América revelou que o uso de maconha – regularmente ou não – está diretamente ligado ao aumento das tentativas de suicídio.
De acordo com os resultados, pessoas que utilizam maconha tendem a querer se matar mais do que aquelas que não utilizam a droga, independentemente do histórico de depressão. A proporção desse aumento é de 4% entre os que utilizam a droga esporadicamente e 6% entre os que utilizam com regularidade.
Além disso, o estudo, que foi publicado no último dia 22, também revela que, em 2009, 14,9% dos homens que utilizavam maconha todos os dias sofriam com depressão. Em 2019, esse número subiu para 21,9%.
Entre os homens que utilizavam a droga sem regularidade, 10,3% sofriam com depressão em 2009. Em 2019 eram 17%.
Os números apontam duas realidades: maconha a depressão. E o uso da droga, possivelmente, influencia na decisão de cometer suicídio.
“À medida que entendemos melhor a relação entre o uso de cannabis, depressão e suicídio, os médicos serão capazes de fornecer melhor orientação e atendimento aos pacientes”, informou a Dra. Nora Volkow, autora sênior do estudo.
Mais um dos muitos males
O suicídio é apenas um dos muitos males desencadeados pelo uso da maconha. Recentemente, ficou comprovado que fumantes da erva têm um declínio permanente de três pontos no QI verbal, que é a parte da inteligência relacionada à compreensão de conceitos, raciocínio abstrato e memória.
Outro estudo demonstrou que esse vício envelhece o cérebro, em média, três anos. Essa piora é maior do que a causada por outras doenças, como transtorno bipolar e déficit de atenção.
Ademais, usuários de maconha têm 20 vezes mais chances de experimentarem drogas mais pesadas. Evidentemente, essas outras drogas causam ainda mais danos ao organismo.
Ao contrário do que defendem muitos usuários dessa droga, os efeitos nocivos não são apenas a curto prazo. Clique aqui e descubra quanto tempo o organismo demora para se recuperar após o fim desse vício.
Recentemente, o programa Entrelinhas, do Univer Vídeo, abordou sobre a luta pela liberação da maconha e as consequências da droga para o organismo. Clique aqui e assista.