‘Made for More’ reúne 40 mil jovens na África do Sul

Evento principal ocorreu em Soweto, local que há 38 anos ficou marcado por um massacre de centenas de jovens

Imagem de capa - ‘Made for More’ reúne 40 mil jovens na África do Sul

No dia 16 de junho, em que é celebrado o Dia do Jovem na África do Sul, o programa social Força Jovem Universal (FJU) reuniu cerca de 40 mil jovens no evento “Made for More” — em português, “Nascido para Mais” — realizado em todo o país.

O evento principal ocorreu em Soweto — um dos bairros mais importantes de Joanesburgo, maior cidade do país —, local onde, há 38 anos, no dia 16 de junho de 1976, aconteceu um massacre com centenas de jovens (a maioria negros), mortos no episódio conhecido como “Levante de Soweto”. No entanto, por meio do “Made for More”, a esperança de uma vida bem-sucedida foi apresentada a mais de 15 mil jovens que estiveram presentes.

O objetivo do evento foi conscientizar os jovens de que, mesmo em meio às dificuldades, eles podem alcançar seus sonhos e objetivos.

O “Made for More” contou com a presença de alunos, professores e diretores de 195 escolas africanas. Inclusive, muitos estudantes tiveram a oportunidade de mostrar seus talentos por meio de apresentações de dança, poesia e canto.

“O evento excedeu as minhas expectativas, pois foi algo totalmente diferente do que já experimentei antes. Eu gostei das apresentações e da interação com o público”, diz Sikelela Zikhathile, estudante do primeiro ano da faculdade Witwatersrand.

No “Made for More”, aqueles que estiveram presentes também receberam a oportunidade de ter um atendimento individual e personalizado, no “Cantinho do Desabafo”. Nesse espaço de acolhimento e escuta qualificada, os jovens puderam expor seus problemas sem medo de serem julgados, ao mesmo tempo em que eram aconselhados por voluntários que já enfrentaram e venceram problemas semelhantes aos deles.

A Palavra que faz a diferença 

Criada pela Igreja Universal do Reino de Deus, a FJU atua, nos cinco continentes onde está presente, em favor da juventude que se encontra sem perspectiva de vida. Somente em 2022, o programa social beneficiou 131.259 jovens na África do Sul.

O responsável pelo trabalho evangelístico da Universal no país, Bispo Marcelo Pires, participou do evento e falou sobre os maiores problemas enfrentados pelos jovens, e que é possível transformar a fraqueza em força.

Além disso, ele também direcionou uma palavra aos professores presentes, falando da dificuldade em motivar os jovens hoje em dia, mas que com base na Palavra de Deus eles podem fazer a diferença, tanto na própria vida, como na de seus alunos.

Na ocasião, foram distribuídos exemplares da Bíblia Fiel com as anotações de fé do Bispo Edir Macedo para os docentes.

“Estou emocionado com este presente, pois nunca recebi uma Bíblia antes e este é o melhor presente que eu poderia ter ganhado hoje”, comemorou um professor da Escola Selelekela.

imagem do author
Colaborador

UNIcom / Fotos: Cedidas