Maio Amarelo: Conscientização para redução de acidentes no trânsito

No trânsito, sua responsabilidade salva vidas. Saiba mais

Imagem de capa - Maio Amarelo: Conscientização para redução de acidentes no trânsito

“No trânsito, sua responsabilidade salva vidas” é o tema da campanha Maio Amarelo, lançada com o objetivo de levar a sociedade a refletir sobre os efeitos do respeito, responsabilidade e às boas escolhas em meio ao trânsito.  As ações da iniciativa são coordenadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), ligado ao Ministério da Infraestrutura junto a outros órgãos de trânsito e organizações.

Criada em 2014, a escolha de cada elemento que compõe a identidade da campanha foi estudada e pensada com objetivo de transmitir a sua proposta principal: a segurança. O mês de maio foi idealizada por pertencer à Década de Ação para Segurança no Trânsito, definida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Já a cor amarela simboliza a sinalização de alerta no trânsito.

Pelos números:

  • Nos últimos anos, o aumento de óbitos e acidentes em trânsito sofreu um aumento significativo no Brasil. Segundo relatório divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde, óbitos por acidentes de trânsito cresceram cerca de 3,35% , um total de 33.813 casos anual.
  • A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o atual momento como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, e planeja reduzir em, pelo menos, 50% as lesões e mortes no trânsito no mundo por meio de ações e campanhas sobre o tema.
Cuidados no trânsito:

Os índices que alarmam as organizações responsáveis pela segurança de condutores e pedestres podem ser reduzidos por meio de atitudes simples, mas que garantem um trânsito respeitoso e seguro, como:

  • No volante, use sempre o sinto de segurança;
  • Ao atravessar a rua, use devidamente passarelas e faixas de pedestres;
  • Evite o uso de aparelhos celulares ao dirigir ou andar pelas ruas;
  • Dirija com responsabilidade, respeite as sinalizações;
  • Respeite os demais condutores e vulneráveis no trânsito.
Colabore:

Esteja consciente sobre a causa, faça a sua parte e incentive outros a também prezar pela sua segurança e de seu próximo. O seu bom exemplo pode salvar vidas!

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Fotos: iStock