Maior favela do continente africano recebe ajuda dos voluntários da Universal

Com cerca de 2,5 milhões de habitantes, a comunidade vive em situação degradante. Saiba mais

Imagem de capa - Maior favela do continente africano recebe ajuda dos voluntários da Universal

A favela de Kibera, no Quênia, é considerada a maior do continente africano. Tem cerca de 2,5 milhões de habitantes, dez vezes maior do que a Rocinha, no Brasil, cuja população está na faixa de 250 mil.

As condições em Kibera são extremamente de pobreza, e a maioria de seus moradores não possui acesso aos serviços básicos, incluindo eletricidade e água corrente.

A favela é formada por 15 comunidades, entre elas estão: Oriente Soweto, Gatwekera, Ndogo Kisumu, Lindi, Saba Laini, Siranga, Makina e Mashimoni. Está última é repleta de cabanas de lama e casas de latão.

A comunidade ainda é poluída por dejetos humanos, lixo, entre outros resíduos. A falta de saneamento combinada com a má nutrição resulta em doenças e enfermidades.

Trabalho social da Universal

Sabendo da situação em que essas pessoas se encontram, recentemente, voluntários da Universal visitaram o local e promoveram uma ação social. Entre membros da Universal, médicos e enfermeiros, cerca de 120 pessoas se mobilizaram para atender gratuitamente os moradores carentes.

Foram prestados serviços médicos, tais como, aferição de pressão arterial, medição do nível de glicose, exames oftalmológicos e testes de HIV. Mais de 500 pessoas foram atendidas pelos profissionais da saúde.

Durante a ação, foram distribuídos para mais de mil pessoas pratos de sopa e pães, tudo preparado pelos voluntários.

O Bispo Marcelo Pires, atual responsável pelo trabalho da Universal na África do Sul, esteve presente no evento. Além de realizar uma oração pelos presentes e pela comunidade, ele compartilhou a passagem bíblica que diz:

“Eu sou a porta; se alguém entrar por Mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” João 10.9 e 10

“Vocês são fortes, pois vivem e sobrevivem em uma das situações mais difíceis. Mas, quando mudarem sua mentalidade e se entregarem para Deus, vocês conseguirão mudar a situação de suas vidas”, enfatizou.

Dentre os presentes, estava Nehemiah Amoocha, líder comunitário do local, que agradeceu a Universal por levar ajuda física e espiritual para os moradores.

Veja abaixo algumas imagens do trabalho realizado:
imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques / Fotos: Cedidas