Maior favela do mundo recebe ação social da Universal

Voluntários ofereceram serviços de saúde gratuitos a moradores de Kibera, no Quênia

Imagem de capa - Maior favela do mundo recebe ação social da Universal

Kibera, a maior favela do mundo, com mais de 2,5 milhões de habitantes, está localizada nos arredores da cidade de Nairóbi, capital do Quênia, na África Oriental. O local sofre com a superpopulação, a miséria e as péssimas condições de saneamento básico.

O trabalho evangelístico e social da Universal teve início na região há um ano. No dia 5 de novembro, voluntários realizaram na comunidade (que abriga um terço da população da capital do país) a ação “Medical Camp”(Campo de Atendimento Médico, em tradução livre), que foi bem recebida por muitos que ainda não conheciam a Universal.

Foram oferecidos atendimentos gratuitos de saúde, com check-ups, testes de malária, diabetes, aferição de pressão arterial, entre outros exames. Também houve distribuição de medicamentos, além de orientação espiritual aos moradores.

Florence Onyango, moradora da comunidade, contou que muitas pessoas, por causa da falta de condições financeiras para buscar melhor assistência médica, sofrem silenciosamente dentro de suas casas. Para ela, essa iniciativa foi uma oportunidade para que todos pudessem se cuidar.

Durante a ação, dois pacientes que estavam em estado de emergência foram prontamente transferidos de ambulância para o hospital central da cidade de Nairóbi.

Segundo o bispo Gerald Nkayi, responsável pelo trabalho evangelístico da Universal no Quênia e que acompanhou toda a ação na favela de Kibera, o “Medical Camp” será realizado na comunidade a cada dois meses. Ele deixou uma mensagem principalmente aos jovens presentes naquele dia, incentivando-os a ajudar o próximo. Ele citou a seguinte passagem bíblica: “Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a Palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.” ( João 2.14).

Colaborou: Michele Roza

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Fotos: Cedidas