Mais da metade da população brasileira tem problemas de visão, indica estudo
Retinopatia diabética, catarata, glaucoma e degeneração macular estão entre os principais causadores da cegueira. Saiba mais
Um recente estudo, realizado pelo Instituto Datafolha, indica que 58% dos brasileiros possuem algum problema de visão. O índice pode ser explicado devido à baixa procura da população por um médico especializado.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 8 em cada 10 casos de cegueira no mundo poderiam ter sido evitados se diagnosticados precocemente.
Frente a essa realidade, desde 2016, a campanha Abril Marrom, idealizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, leva a população à consciência a respeito da prevenção, do combate e da reabilitação de diversas doenças oculares que podem interferir na saúde dos olhos e causar a perda irreversível da visão.
Confira a reportagem completa na íntegra da Record News, clicando aqui.
Conheça as principais doenças que podem levar à cegueira:
Retinopatia diabética
Doença originada pelo descontrole da glicemia. A enfermidade é resultado de lesões nos pequenos vasos presentes na retina, região ocular responsável pela captação de imagens interpretadas pelo cérebro.
A retinopatia diabética pode provocar a perda da nitidez da visão ou até mesmo progredir à cegueira.
Catarata
Normalmente, ocorre em decorrência do envelhecimento, mas existem casos de catarata congênita (nascença) ou provocados pela exposição demasiada ao sol sem proteção.
A catarata causa a lesão ocular que torna a visão opaca.
Glaucoma
É causada pela dificuldade de drenagem do humor aquoso, líquido responsável por nutrir as estruturas oculares e intraoculares. Tal processo inadequado resulta na pressão intraocular e lesões no nervo óptico, comprometendo a visão.
Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)
É a degeneração progressiva da mácula, área central e vital da retina, resultando na perda gradual da visão.
Cegueira infantil
A cegueira infantil pode ser motivada por erros de refração, a retinopatia da prematuridade, catarata ou glaucoma congênito. Além disso, cicatrizes retinianas e corneanas, retinoblastoma, malformações oculares e doenças infecciosas podem favorecer a deficiência visual.
Previna-se:
A maioria das doenças oculares são silenciosas e não apresentam sintomas severos em seu estado inicial. Por isso, a melhor forma de prevenção é a procura ativa por um oftalmologista.
Realize, anualmente, exames de rotina e siga à risca as orientações médicas indicadas. Cuide da sua saúde ocular.
Leia também: Você já foi ao oftalmologista?