Mais de 100 pessoas morrem em terremoto na Indonésia

Equipes de resgate procuram por sobreviventes. Saiba mais

Imagem de capa - Mais de 100 pessoas morrem em terremoto na Indonésia

Um violento terremoto atingiu, na madrugada desta quarta-feira (7), a província indonésia de Aceh, matando pelo menos 102 pessoas e ferindo outras 700. Diversas construções ruíram na região, e as equipes de resgate procuram por sobreviventes sob os escombros.

O tremor teve magnitude 6,5, a 92 quilômetros da capital provincial, Banda Aceh, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

A região sofreu com um violento terremoto há 12 anos, em dezembro de 2004 (foto), que gerou um grande tsunami. Na época, as ondas gigantes atingiram 10 países e 230 mil pessoas morreram. Nesta quarta-feira, não foi registrado nenhum tsunami, mas houve pelo menos 12 tremores secundários.

O porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, afirmou que o terremoto ocorreu pouco depois das 5 da manhã (hora local). Algumas pessoas conseguiram deixar as suas casas, mas ainda estava escuro e muita gente estava dormindo. De acordo com ele, muitas pessoas ficaram soterradas.

Na capital da Indonésia, Jacarta, o presidente Joko Widodo disse que determinou que todas as agências governamentais participem dos esforços de resgate, segundo a Associated Press.

As autoridades locais fazem também um apelo urgente por ajuda para atender feridos e desabrigados.

A Indonésia, maior arquipélago do mundo, está sujeita a terremotos por causa de sua posição no chamado “Anel de Fogo” do Pacífico, um arco de vulcões e falhas geológicas na Bacia do Pacífico.

(*) Com informações do R7

imagem do author
Colaborador

Da Redação (*) / Foto: Thinkstock