Marido põe a filha para dormir na cama do casal e deixa a esposa de lado
No programa Escola do Amor Responde, a aluna Pâmela pediu orientação aos professores Renato e Cristiane Cardoso quanto a um problema que vive na família. Ela disse que sua filha de 6 anos tem o costume de dormir na cama do casal. Para piorar a situação, o marido dela incentiva a menina a ficar no quarto deles, o que leva a aluna a ir dormir na cama da criança. Segundo ela, isso está atrapalhando a intimidade do casal e o casamento.
PÂMELA – Somos casados há sete anos e temos uma filha de 6 anos que sempre dorme na nossa cama. Eu a coloco no quarto dela, mas o meu marido não colabora e a traz para dormir com a gente. Por causa disso, eu vou dormir no outro quarto. Nossa relação está difícil e raramente temos intimidade. Chego a sonhar que tenho relação sexual com homens desconhecidos e isso me irrita.
Cristiane – É inapropriado um pai querer que a filha durma na mesma cama que ele. Vejo que as mães não têm noção de como é impróprio um pai ficar deitado com a filha ou tomar banho com ela. Hoje, certos comportamentos são considerados normais, mas essa situação não é adequada. Você, Pâmela, não percebeu isso, só notou que perdeu seu espaço na cama. Essa insistência de seu marido, sinceramente, soa estranha.
Renato – Não quero afirmar que todo pai que dorme com a filha na mesma cama tem atitude inapropriada com ela, mas um pensamento desse tipo pode surgir. O ser humano é pecador, suscetível a maus pensamentos e toda atitude má começa com uma ideia ruim. Para evitar esse tipo de situação, nós, adultos, devemos evitar as circunstâncias que nos levem a agir mal. O que está acontecendo na sua casa não é bom para nenhum dos três. Ninguém ganha. Pode-se achar que a filha está sendo mimada, cuidada, mas não é o caso. Você tem que ser firme e não aceitar mais que sua filha fique na cama do casal. Não se trata dela ter medo de ficar sozinha. É muito mais do que isso. É um erro dos pais colocar os filhos na cama do casal, pois toda criança deve aprender a dormir sozinha. Mostre ao seu marido que, se ele colocar a criança no lugar que pertence a você, o relacionamento pode não ter futuro. Não ceda ao que é inapropriado.
Cristiane – Você não pode aceitar que seu marido prefira dormir com a sua filha a você. Essa troca mostra muito sobre o relacionamento, a falta de intimidade do casal, o que é ser marido e a incompreensão do que é privacidade. Existem muitas faltas em seu casamento.
Renato – A cama do casal precisa ser protegida e respeitada pelos filhos. Quando se tem um bebê que precisa de atenção, é compreensível que ele fique perto dos pais, mas logo ele tem que ser desmamado desse cuidado. Ele não pode se acostumar mal, pois isso não é saudável. Essa é uma realidade desafiadora que precisa ser administrada, mas permitir que a criança durma na cama do casal é pedir para ter problemas. A criança precisa aprender o seu lugar. É claro que ela vai testar os limites, chorar, implorar e os pais precisam impor limites.
Hoje, muitos pais estão removendo todos os limites desde cedo, o que dificulta o controle dos filhos.