Material escolar: aprenda a economizar
Novo ano acaba sendo sinônimo de novos gastos, incluindo com os materiais escolares que são essenciais ao longo do período letivo
É hora de preparar o bolso! A estimativa do Banco Central para a inflação de 2025 é de 3% – mesma meta de 2024. Só que, na verdade, a inflação acabou fechando em 4,83%. Mas, além da elevação nos preços, há ainda a variação entre lojas que oferecem materiais escolares. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo Procon do Rio de Janeiro, que avaliou mais de 150 itens dessa categoria em dez sites, constatou uma variação superior a 600% no valor cobrado pelo mesmo produto da mesma marca.
Sabemos que cada centavo economizado pode fazer diferença no final do mês, então, gastar alguns minutos pesquisando pode garantir uma boa economia. Como fazer isso? “Não tenha preguiça de pesquisar na internet, frequentar lugares diversos e verificar promoções e descontos. É importante o envolvimento de toda a família nessa pesquisa para verificar lugares mais acessíveis e que tenham descontos mais atrativos. Não caia na armadilha da facilidade de comprar tudo num só lugar, porque às vezes há produtos muito mais caros para compensar as promoções. Fique atento! Para que você ganhe seu dinheiro, é necessário trabalho duro, então valorize cada centavo”, afirma Alexandre Miserani, professor de economia do UniArnaldo Centro Universitário, de Belo Horizonte (MG).
Mais do que economizar
Vale lembrar que pais e tutores têm o direito de escolher o que comprar e onde adquirir os materiais escolares, além de muitos outros resguardados pela legislação e pelo Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990), mas também têm deveres ao longo do ano. Um desses deveres é justamente acompanhar de perto o trabalho realizado pelos professores e pela escola, como Miserani faz questão de destacar: “sejam protagonistas da educação de seus filhos. O apoio da escola é fundamental, mas não pode substituir a importância do papel que a família tem em transmitir seus fundamentos, princípios e valores”.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!