Maus pensamentos: de onde vêm e como neutralizá-los
Com certeza isso já lhe aconteceu: você está fazendo as coisas do dia a dia, acabou de se levantar, está dirigindo ou colocando a cabeça no travesseiro à noite para dormir e, de repente, vem à sua mente um mau pensamento e ele envolve impurezas e imoralidade. E aí você se pergunta: “tudo isso está aqui dentro da minha mente?” Às vezes, você até tenta fugir desse pensamento, mas parece que ele o persegue.
O Senhor Jesus falou disso em Marcos 7.21: “Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos”. Também é certo que os maus pensamentos não vêm só do coração. Você pode, por exemplo, sofrer influência externa de alguém ou de algo que você assiste ou ouve, mas esses maus pensamentos que surgem de fora só nos influenciam porque encontram eco dentro de nós e o nosso coração fica sintonizado com aquilo que vem de fora.
Jesus ensinou que no interior do nosso coração está a origem dos maus pensamentos. Isso quer dizer que temos dentro de nós um inimigo que nos leva a pensar coisas ruins, pois ele é descontrolado, sujeito a tudo que vemos, sentimos e experimentamos. Ou seja, você dorme, acorda e vive 24 horas com o seu inimigo no seu peito.
Qual a solução, então? Você tem que colocar o coração em total submissão aos seus pensamentos e colocar a sua cabeça como chefe da sua vida. E como a sua mente pode ser mais forte do que o seu coração? A resposta é: fortalecendo o seu espírito ao estar conectado com o Espírito de Deus. Há uma hierarquia que temos que seguir: a nossa mente deve estar sujeita à Mente de Cristo (1 Coríntios 2.16) e, uma vez que você busque os pensamentos do Alto, sua mente, controlada pelo Espírito de Deus, terá condições dar ordens ao seu coração. É claro que os maus pensamentos ainda surgirão, mas eles não controlarão mais a sua vida. Você manda embora o mau pensamento e pensa naquilo que realmente quer pensar. Portanto, submeta seus pensamentos a Deus e seu coração à sua razão. Assim, você viverá uma vida de sucesso.