“Me envolvi com um homem que eu nunca quis para mim”
No programa Escola do Amor Responde, os professores Renato e Cristiane Cardoso compartilharam o pedido de ajuda de uma aluna que diz que se envolveu com o homem errado. Segundo ela, ele bebe, fuma, é ex-usuário de drogas, é arrogante, gosta de farra e está sempre envolvido em churrascos com amigos. Quando ela o conheceu, ele tinha saído de um segundo relacionamento conturbado e, ao aconselhá-lo, ela acabou se envolvendo com ele e se apaixonou. A aluna confessou que tem uma vida de aparências e sofre em todas as áreas. Apesar disso, ela ainda permite que os sentimentos falem mais alto do que a razão. Confira as orientações que o casal deu a ela.
Aluna – Estou sofrendo muito. Me envolvi com um homem que tem tudo o que eu nunca quis para mim. Ele bebe, fuma, é ex-usuário de drogas, é arrogante, gosta de farra e está envolvido em churrascos com amigos todos os finais de semana. Quando o conheci, ele tinha acabado de sair de um relacionamento conturbado. Ao aconselhá-lo, eu acabei me envolvendo com ele e, quando percebi, já estava apaixonada. Vivo de aparências, pois estou sofrendo em todas as áreas da minha vida. Ele vai e volta com a ex-mulher dele, que não é casada com ele. Ele me disse que tudo que ele gosta é estar onde tem alegria, bebidas, churrasco, amigos e dança. Eu pedi muitas vezes a Deus que me ajudasse a esquecer dele e a tirá-lo da minha vida. Deus me atendeu, mas agora estou sofrendo. Estou sozinha, não tenho ninguém. Não quero mais olhar para trás, mas o meu coração tem sido mais forte do que eu. Não consigo esquecê-lo. Só choro e perco o sono. Tenho vergonha de tudo isso, mesmo porque não sou mais uma jovem. Nunca tive um relacionamento sincero e honesto. Não aguento mais.
Cristiane – Você é mais uma vítima do coração enganoso. Seu coração, aluna, diz que você não pode ficar sem esse homem, como se ele fosse o único na face da Terra. Você sofre porque pensa que não merece alguém melhor. Esse homem, que não dá valor a você, que não a respeita, que não sabe o que quer da vida e não tem responsabilidade nem consigo mesmo, é visto pelo seu coração como o único. Veja como o coração é enganador. Infelizmente, você está acreditando no seu coração e indo contra a razão.
Renato – Em primeiro lugar, aluna, você precisa entender que tem domínio sobre o seu coração. Ao pensar que vai ficar pior sozinha do que com ele, você aceita migalhas. Você nos escreveu porque sabe que está errando e sofrendo por isso. A razão fez você escrever e é dessa racionalidade que você precisa para controlar o seu coração. Você precisa tomar decisões difíceis, como sair de perto dele e cortar essa proximidade. Toda vez que você o vê, o abraça, o beija ou tem momentos com ele, renova-se a falsa esperança de que ele vai mudar.
Cristiane – Além disso, quem quer estar acima dos sentimentos e das emoções negativas precisa parar de investir nos sentimentos. Veja o seu relato: você está se entregando a emoções ruins. Quando você diz “nunca fui feliz, estou sozinha”, é como se estivesse reforçando essas emoções. Quanto mais você se entrega a sentimentos negativos, pior você se sente. Se você começa a pensar em tudo que está errado, vai ficar triste. Em vez de lamentar a falta dele, você pode dizer “eu fui forte, não liguei para ele hoje”. A forma como você lida com a saudade a enfraquece ainda mais e seu coração parece dominar você. Isso acontece porque você está alimentando os sentimentos.
Renato – Você está sendo abusada emocionalmente e precisa se retirar dessa situação. Não digo que ele não possa mudar, mas você precisa se respeitar primeiro. Como esperar respeito dele se você mesma não se valoriza? Ele faz o que quer porque sabe que você está sempre disponível.
Acompanhe o Escola do Amor Responde pela Rede Aleluia, de segunda a sexta-feira, às 6h30 e às 11h30, ou pelo site blogs.universal.org/renatocardoso/escola
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!