“Me sinto incapaz”
Quando alguém não se vê capaz de algo, demonstra um sentimento de imaturidade. Mas, calma! Todas podem reverter a situação e virar o jogo
Enquanto a palavra capacidade indica ter potencial para fazer algo, poder de produção e habilidade física ou mental – segundo o dicionário –, a palavra incapacidade é a falta de capacidade ou a inaptidão. Explicados os significados das palavras, muitas mulheres, em vez de descobrir a primeira (capacidade) e potencialzá-la, miram a segunda (incapacidade) e, com isso, acabam sempre se rotulando e dizendo a si mesmas “eu não sou capaz”.
Vale lembrar que esse pensamento corriqueiramente aceito hoje em dia, costuma parecer infinitamente maior do que realmente é. Claro que todas nós temos limitações e aptidões – e tudo bem com isso. Contudo o monstro apresentado pela incapacidade nunca é maior do que ele realmente é, mesmo quando amedronta quem poderia facilmente esmagá-lo.
UM PENSAMENTO
Muitas mulheres se veem seduzidas por uma opinião que não vem delas, mas de uma jogada do mal. Essa estratégia do “não posso”, “não consigo”, “há quem faça melhor” ou “não sou capaz” faz parte do um conto que o diabo conta, já que a Palavra de Deus não deixa espaço para dúvidas quando nos orienta no que devemos pensar e naquilo que nos faz bem, como podemos ler em Filipenses 4.8: devemos pensar em tudo o que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável e de boa fama.
Essas mulheres conseguem exercer a arte de jogar contra si mesmas ao dizerem palavras contrárias e depreciativas ao próprio respeito, se convencendo e fazendo disso um mantra – portanto poupam o diabo de exercer seu próprio papel.
FÃS DE CARTEIRINHA
Com este comportamento, há diversas torcedoras contra si mesmas. Algumas apoiam o time do “Eu Não Sou Capaz Futebol Clube”. Há as que são fãs dele de carteirinha sem saber que vibram pelo próprio gol contra. Essa situação acontece quando elas pensam que não são boas para assumir um trabalho ou a liderança, não são suficientes boas para os maridos e filhos, não são merecedoras da felicidade, não podem conquistar algo ou diminuem as próprias conquistas.
Há ainda as que se sintam incapazes de alcançar a misericórdia Divina e se culpem por um erro. A consciência delas as pune violentamente e, enfraquecidas, não conseguem se visualizar em outra condição que não seja afastada de Deus. Nessa questão de novo vem a jogada do diabo. Então, devolver as insinuações diabólicas é necessário e extremamente eficiente. Experimente questionar essas vozes.
NA PRÁTICA
Se você se considera incapaz de falar em público, talvez lhe falte confiança para dominar um assunto. Que tal se aprofundar a respeito e se arriscar? Talvez esteja com a autoestima esburacada. Em vez de remendar palavras, seja assertiva, acredite em si mesma, fortaleça seus pontos fortes e trabalhe os pontos fracos. Tenha amor-próprio: não há capacidade no mundo que sobreviva diante de uma mulher que não goste de si mesma. E pare de se comparar: é dessa forma que se torna insegura.