Médicos aprendem a vencer o estresse
Palestra incentiva profissional da saúde a cuidar primeiro de si
Neste último domingo (9) às 17h, o Grupo da Saúde promoveu a palestra “Doutores doentes”, com o objetivo de conscientizar médicos além do trabalho de cuidar dos pacientes, priorizar também o cuidado da própria saúde física e emocional.
A palestra gratuita foi destinada a profissionais da área da Saúde, e aconteceu no Templo de Salomão – localizado na zona leste de São Paulo, com transmissão por videoconferência para todo o Brasil. Aproximadamente 600 pessoas participaram simultaneamente.
A psicanalista e psicoterapeuta Cristina Calvi Veloso, responsável pela palestra, afirma que o médico é ensinado a cuidar da doença dos outros, mas não a cuidar da própria saúde.
“Se os profissionais não cuidarem de si, como poderão cuidar dos pacientes?” Esta é uma das questões que é levantada pela palestrante, que também abordou os pilares do bem-estar: sono, alimentação, exercícios físicos e saúde mental-emocional.
De acordo com a palestrante, maus hábitos adquiridos na vida acadêmica e na vida profissional, pressão social, do mercado, dos pacientes e individual, podem tornar o exercício da medicina uma “profissão estressante”.
Segundo a pesquisa do Internacional Stress Management Association (Isma), o Brasil ocupa o 2º lugar em nível de estresse, com 70% da população afetada.
Em outra estimativa, dados da Associação Internacional de Gestão de Estresse afirmam que 32% dos profissionais sofrem com esgotamento no ambiente de trabalho.
Saiba mais sobre o programa social
O Grupo da Saúde foi criado em janeiro deste ano. São 18.427 voluntários que prestam auxílio aos doentes, os familiares deles e profissionais das Unidades Básica de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), hospitais, clínicas de acolhimento, casas de repouso e asilos de todo o Brasil.
Para levar alegria no ambiente hospitalar foi criado o “Sorriso Saúde”. Semanalmente, voluntários se vestem de palhaço e levam música e contação de histórias aos enfermos. Outro projeto é o “Grupo de Apoio à Saúde”, que oferece, de madrugada, café da manhã às pessoas que aguardam, em filas de hospitais, pelo atendimento médico.
O Grupo da Saúde promove, ainda, rodas de conversa e palestras para médicos, enfermeiros, psicólogos e demais profissionais dos hospitais.