Medo racional ou irracional: por qual deles você é guiada?

No último encontro do Godllywood AutoAjuda de 2024, o tema abordado levou as mulheres a refletir sobre qual temor está presente em suas vidas. Entenda

Imagem de capa - Medo racional ou irracional: por qual deles você é guiada?

De acordo com o Dicionário Online de Português, o medo é o “estado emocional provocado pela consciência que se tem diante do perigo; aquilo que provoca essa consciência”. Mas será que realmente o medo é algo sempre ruim?

No dia 30 de novembro, no último encontro de 2024 do Godllywood AutoAjuda, Cristiane Cardoso explicou que o medo é algo que Deus nos deu e pode nos fazer bem se for usado da forma correta. “Quando falamos desse sentimento, podemos destacar a existência do medo irracional e do racional. Um é ruim e inconsequente. O outro é bom e provém de Deus”, detalhou, ao falar diretamente do Templo de Salomão, em São Paulo. O evento foi transmitido por videoconferência para todo o Brasil.

Medo racional ou irracional: por qual deles você é guiada?Cristiane lembrou que muitas mulheres têm se deixado levar por esse sentimento, pois agem desesperadamente e fazem escolhas erradas que geram vários problemas e insegurança. Então, o que devemos fazer diante do descontrole gerado pelos medos? Segundo Cristiane, o segredo para vencer o mal é manter o temor a Deus e viver de acordo com Sua Palavra: “temer a Deus é evitar o mal e pensar sobre o que Deus falou a respeito do que é certo e errado, bom e ruim”.

Ainda assim, há quem não queira temer a Deus, mas escolha temer coisas e pessoas, como o marido, a falta de dinheiro, a carreira e até o padrão de beleza imposto pela sociedade. “O temor a Deus foi algo que aprendi com a minha mãe desde muito nova e praticá-lo me poupou de sofrer”, revelou.

Em uma mensagem especial durante o encontro, Ester Bezerra comentou o assunto a partir do versículo de Provérbios 9.10, que destaca: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. “Para começar uma caminhada com Deus, é preciso depender do temor a Ele, que não é medo dEle, mas, sim, considerá-Lo”, disse.

Ester também esclareceu que ninguém pode estar próximo de Deus ou ter o Seu Espírito sem temê-Lo. Para ela, muitas mulheres têm desanimado na fé e abandonado a Deus justamente pela falta de temor.

Cristiane acrescentou que essa reverência a Deus é uma das condições para que a pessoa evite cair no pecado – afinal, todos os dias cada ser humano é tentado a pecar. Nesse sentido, a consideração a Deus faz com que uma pessoa permaneça na Fé. “Deus não quer tirar o prazer de ninguém, mas, sim, nos poupar da morte. E o temor a Ele é o segredo para resolver os problemas da sua vida e se tornar verdadeiramente independente”, concluiu.

Godllywood:

Para saber mais, siga o perfil @godllwoodoficial no Instagram, acesse o site godllywood.com e acompanhe as transmissões on-line.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Camila Dantas / Fotos: Guilherme Branco