Mega Ação divulga aniversário do Templo de Salomão
Iniciativa dos Auxiliares da Terapia do Amor apresentou histórias reais de vidas transformadas por meio de um reality na Avenida Paulista
“Um lugar que transforma vidas” foi tema da mega ação realizada pelo grupo dos Auxiliares da Terapia do Amor, para divulgar a celebração de aniversário do Templo de Salomão, que completará 10 anos em julho deste ano. A mobilização aconteceu na manhã do último domingo (16), na Avenida Paulista, um dos mais movimentados pontos turísticos da cidade de São Paulo.
O evento que contou com belíssimas apresentações do Coral do Templo e da Banda FJU, além da presença da maquete fiel ao monumento, teve um propósito singular: apresentar o Templo de Salomão não como um ambiente atrativo e religioso apenas, mas como um lugar onde vidas são transformadas. E, para isso, um reality (dinâmica baseada em personagens da vida real), foi elaborado pelo grupo.
“Foram expostos retratos de um passado sofrido de pessoas que eram consideradas casos perdidos para a sociedade e tiveram suas vidas transformadas ao se entregarem ao Senhor Jesus, após chegarem ao Templo de Salomão”, explicou o Pastor Felipe Lourenço, organizador e apresentador do evento.
Entendendo a ação:
A dinâmica consistia na abordagem de pedestres que observavam as apresentações exibidas na Avenida. Logo, cada uma dessas pessoas eram convidadas a analisar e opinar como imaginavam que os personagens dos retratos estavam atualmente. As possibilidades sobre o atual estado das pessoas vistas nas imagens eram, na maioria das vezes, negativo, por isso, o Pastor Felipe as instigava: “e se eu te disser que essa pessoa está aqui no nosso meio? Olhe para todas essas pessoas [na plateia], você consegue encontrá-la?”
Depois de procurar com certa dificuldade para identificar os indivíduos apresentados nos retratos, os personagens eram finalmente revelados, causando grande surpresa nos participantes devido à notável transformação.
A analista de sistemas Shirlene Campos, de 45 anos, foi uma das participantes do reality. Ela, que é residente de Goiás, estava em São Paulo a trabalho, hospedada em um hotel próximo ao local das apresentações, e, com curiosidade para saber mais sobre o que estava acontecendo, foi ao encontro da movimentação a fim de participar da dinâmica.
“Foi muito emocionante! Me pediram para identificar na multidão a pessoa do retrato que escolhi, e era impossível! Mas quando ele apareceu todo transformado na minha frente, eu me emocionei e o abracei muito feliz por ver o poder transformador de Deus na vida de uma pessoa que sofreu abandonada com depressão, vícios e pensamentos suicidas. Fico muito feliz em saber que a Universal faz isso, resgata e transforma vidas”, comentou ela.
A imagem de uma nova vida:
Dentre as personagens que deveriam ser identificadas pelos participantes, havia o retrato do passado de Alessandra Paes (foto ao lado), de 49 anos, que era considerada um caso perdido para a sociedade devido à vida no mundo do crime, que perdurou durante 30 anos. Além de colecionar passagens pela polícia, condenações e prisões, ela também esteve perdida no submundo das drogas, tornando-se em uma pessoa cada vez mais problemática e com um lar abalado.
“Mantive minha mãe como refém em uma das várias rebeliões que participei quando estive presa no Carandiru, inclusive, já tentei matar o meu pai e o meu filho, era algo natural dentro de mim. Meu fundo de poço foi quando eu vivia na sarjeta como um animal, no submundo das drogas”, relembra ela.
Mesmo nessa situação, Alessandra conta que sua mãe nunca desistiu de usar a fé em prol da sua mudança, e um dia recebeu dela um convite para visitar o Templo de Salomão.
“Desde o momento em que entrei pelas portas do Templo de Salomão e entreguei minha vida ao Senhor Jesus, ela foi transformada. Tive minha dignidade e minha família restauradas, tenho o Espírito Santo e sirvo a Deus. E quem diria que hoje eu estaria aqui comemorando 10 anos do Templo, o mesmo Templo em que a minha vida foi transformada pelo poder de Deus. Só tenho a agradecer”, ela conclui.
Ela não é um caso isolado:
Outra vida transformada foi a da Shirley Presse (foto ao lado), de 40 anos, que sofreu durante anos com depressão e síndrome do pânico. Para tentar preencher o seu vazio, Shirley vivia em baladas, além de se entregar às bebidas e drogas. Sem sucesso, seu “refúgio” era a prática da automutilação.
O ponto alto da história de Shirley foi quando tentou o suicídio em busca do fim da sua dor, mas descobriu que precisava de ajuda. Foi quando ela chegou até o Templo de Salomão e mudou a sua vida de dentro para fora.
“Hoje estou curada, livre da depressão e da síndrome de pânico. Tenho uma vida feliz e vivo em paz na presença de Deus”, testemunhou ela.
Ainda, o Pastor Ulisses Gomes (foto ao lado), atualmente responsável pelo trabalho do programa social Universal Socioeducativo (USE) no Brasil, também participou como um dos personagens. Ele, que também teve sua vida transformada, contou como a mega ação foi importante para levar às pessoas presentes o entendimento de que não existem casos perdidos para Deus, e que a verdadeira mudança começa no interior de cada um.
“Quando nós entendemos que a maior beleza está por dentro, nos transformamos por fora também; e isso acontece quando as pessoas entendem que ao vencer a depressão, a angústia, o desejo de suicídio do lado de dentro, o resplandecer acaba acontecendo no rosto como um todo. E, ao levarmos essa mensagem por meio da ação, mostramos que é, sim, possível mudar de vida”, disse o Pastor Ulisses.
Uma década do Templo de Salomão:
Ao longo desses 10 anos de existência, mais de 27 milhões de pessoas no Brasil e pelo mundo já estiveram no Templo de Salomão, que não atrai visitantes somente pela sua bela arquitetura ou pelo contexto bíblico que o envolve, mas por ser a Casa de todos os povos. Inúmeras pessoas, diariamente, testemunham a transformação total de suas vidas, em todos os sentidos, após chegarem até o Templo e, agora, essa pode ser a sua oportunidade!
Entre os dias 22 e 31 de julho, participe da Celebração de aniversário do Templo de Salomão. Confira aqui a programação especial e inédita que te espera.
“Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar” (II Crônicas 7.15)
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28)