Mega Help 2023 promove superação a milhares de jovens em evento de valorização à vida

A segunda edição do evento aconteceu nos 26 estados e no Distrito Federal

Imagem de capa - Mega Help 2023 promove superação a milhares de jovens em evento de valorização à vida

Neste sábado (14/10), superação foi o tema central promovido a milhares de jovens na segunda edição do Mega Help – o maior evento de valorização à vida do País, organizado pelo projeto Help.

Em São Paulo, o Sambódromo do Anhembi recebeu jovens motivados por vencer traumas do passado e problemas emocionais, entre eles, alunos de mais de 100 escolas atendidas pelo Projeto.

O Mega Help 2023 visa alcançar mais de 250 mil pessoas nos 26 estados e no Distrito Federal, ainda que em datas diferentes. Fora do território nacional, outros 45 países também aderiram ao movimento.

Mais detalhes:

  • O evento contou com diferentes atividades que reforçaram a mensagem de superação transmitida. Entre elas, a Escalada Da Superação reuniu de forma dinâmica os jovens que desejavam vencer medos e obstáculos do dia a dia.
  • Entre as atrações do Mega Help, apresentações culturais foram exibidas pelas cias de dança presentes e também o musical “E se?”.
  • Na ocasião, aconteceu um mega flashmob que contou com a participação de todos os presentes.
  • Além disso, o “Cantinho do Desabafo”, local separado para oferecer atendimento com escuta ativa aos jovens que sofrem com questões emocionais, recebeu milhares de jovens que buscaram pelo o apoio de voluntários que um dia superaram problemas semelhantes.

O Show de Talentos:

O Mega Help 2023 ainda exibiu apresentações culturais em uma competição de talentos entre 10 escolas da capital e grande São Paulo.

As apresentações de canto, dança e banda manifestaram mensagens de motivação e foram avaliadas pelos jurados especializados da Record TV, como os apresentadores Celso Zucatelli e Renata Alves, e o ator Dudu Pelizzari. A Escola Estadual Alcyr Oliveira Porciuncula foi a grande vencedora, com uma apresentação musical autoral que propagou a importância do cuidado com a saúde mental e o lema do movimento: “Não te julgo, te ajudo!”

A mensagem transmitida:

Também aconteceu a palestra de superação com os apresentadores do The Love School, Renato e Cristiane Cardoso, que ensinaram aos milhares de jovens presentes a conscientização sobre o valor interior.

Por não entender o seu real valor, muitos são os que se definem de acordo com o que as outras pessoas pensam sobre si. Isto porque, segundo Renato e Cristiane, a mudança está no entendimento do seu próprio valor, e aqueles que não possuem a visão da sua importância para Deus, são convencidos pelos pensamentos que afirmam o contrário.

  • “O valor do ser humano não é pouco. Não precisamos ser perfeitos para ter valor, é preciso aceitar o que Deus diz sobre o seu valor”, esclarecem.

Uma história de superação:

O bombeiro industrial Leandro Willian Ribeiro Guimarães, de 23 anos, é voluntário do Projeto Help e, hoje, se dedica a ajudar jovens que  buscam a saída para problemas como a depressão, ansiedade, automutilação, entre outras questões emocionais, mas nem sempre foi assim.

Durante a sua infância e adolescência, Leandro se deparou com graves quadros de insônia, síndrome do pânico e síndrome de Bonderline, resultados de um lar desestruturado e dos traumas obtidos. Ele relata que devido aos problemas em sua casa, se viu tornar uma criança completamente agressiva, a ponto de ser amarrado por inúmeras vezes para ser contido. E a contrário do que idealizava, com o passar dos anos o seu caso apenas piorava.

  • “Eu comecei a desenvolver estes problemas, até que caí na depressão e nem sorrir eu sorria mais”, relembra o jovem.

Como se já não fosse suficiente o seu sofrimento, o bombeiro passou a ter fortes desejos pelo suicídio e tentou cometê-lo por duas vezes com remédios e se jogando em frente a um carro em movimento. Leandro afirma que permaneceu durante um longo período nesta situação até que conheceu e foi acolhido pelo Projeto Help, que o ajudou a superar o seu passado e recomeçar uma nova história.

  • “O Help é maravilhoso, e não tenho dúvidas que é um projeto muito importante. E hoje estou aqui para passar para as pessoas que há solução e poder ajudá-las como fui ajudado”, conclui.

Assista à matéria:

O que estão dizendo:

  • “Nunca vou esquecer do Mega Help, marcou a minha vida e minha história para sempre!”, conta um internauta nas redes sociais.
  • “Primeira vez que eu fui e achei incrível, principalmente as apresentações, que foram de arrepiar!”, disse outro.
  • “Foi minha primeira vez no MH e eu amei, valeu cada minuto. Tenho certeza que esse evento resgatou muita gente que estava desacreditada de si mesma”, relata outra.

Conheça a fundo:

Saiba mais sobre o projeto Help acessando o site ou siga-o em suas redes sociais (Instagram e Facebook).

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Fotos: Cedidas