Mega Help 2024
Terceira edição do evento de valorização à vida acolheu milhares de jovens em São Paulo. Saiba detalhes
Neste último sábado (21), a terceira edição do Mega Help reuniu milhares de jovens no maior evento de valorização à vida do Brasil. A iniciativa foi promovida pelo Projeto Help, que se dedica diariamente ao oferecimento de apoio e acolhimento àqueles que sofrem com a depressão, ansiedade, entre outras questões de cunho emocional.
Em São Paulo, o evento aconteceu no Distrito Anhembi, localizado em Santana, na zona norte da capital, e contou com uma programação repleta por atrações, como apresentações musicais da Banda FJU, show de talentos, sorteio de prêmios e, ainda, o musical O Circo dos Pensamentos.
Até o fim do ano, pelo menos 20 estados e 50 países devem realizar o evento, e estima-se que cerca de 300 mil pessoas sejam alcançadas.
Help Talent:
Um dos destaques do Mega Help 2024 foi o Help Talent, show onde participantes de diferentes localidades de São Paulo e região metropolitana exibiram suas habilidades na música. Avaliando o seu desempenho vocal estiveram presentes os jurados: Rachel Shererazade, jornalista e apresentadora; Conrado, cantor e compositor, e sua esposa, a artista Andréa Sorvetão; e o ator Ricky Tavares.
Todos os jovens talentos se apresentaram transmitindo motivação e esperança através da música escolhida e, no fim, as três melhores apresentações foram selecionadas. O primeiro colocado foi premiado com a oportunidade de gravar uma música com a Banda Universos.
Ouvir, entender e ajudar:
Ao longo de todo o evento, voluntários do Help estiveram a postos no Cantinho do Desabafo, espaço propício para que aqueles que enfrentam situações emocionais adversas possam encontrar a ajuda necessária.
O responsável pelo projeto Help, Cadu Souza, destacou a importância do ampliamento do Cantinho do Desabafo comparado às edições anteriores.
“Os bons resultados de jovens atendidos em edições anteriores nos motiva a dar continuidade a esse trabalho. E o espaço foi ampliado justamente porque nunca foi tão necessário falar sobre saúde mental e nunca foi tão crescente o número de casos relacionados a esse tipo de problema. Então, se o problema é grande, a ajuda tem que ser grande também”, disse.
Por meio de atendimentos gratuitos de escuta ativa, inclusive com profissionais voluntários da psicologia, pessoas de todas as idades foram acolhidas e, sem julgamentos, receberam orientações de como vencer as más emoções e maus pensamentos que afligem o seu interior, além de entender como encontrar a paz tão desejada.
A doméstica Natália, de 23 anos, foi acolhida pelos voluntários e contou sua experiência: “Eu procurei ajuda porque estava muito triste e nervosa, mas eu cheguei aqui e saí livre e em paz”.
“Eu sei o que você quer”
Esse foi o tema da palestra conduzida pelos escritores e apresentadores Renato e Cristiane Cardoso no palco do Mega Help. Na ocasião, o casal expôs o desejo que todo jovem carrega em seu interior: amar e ser amado. No entanto, nesta procura, muitos acabam fracassando em seus relacionamentos, pois devido a um interior ferido e magoado, a única coisa que eles têm a oferecer é a dor e, por isso, acabam se autossabotando.
Diante disso, os jovens foram conscientizados a respeito da importância de um interior curado através do investimento em um bom relacionamento consigo mesmo e, também, com Deus.
Sobre o assunto, em entrevista ao Portal Universal, Renato Cardoso associou os maus sentimentos e pensamentos dentro de um ser humano às munições que, quando inseridas dentro de uma arma, a qualquer momento pode desengatilhar e causar uma tragédia; e, com isso, orientou: “Em vez de a pessoa tentar neutralizar os gatilhos e mudar o mundo ao redor dela para não ser desengatilhada, ela tem que tirar a munição de dentro dela. Se ela tira a munição, nunca vai explodir”, disse Renato.
Já Cristiane completou: “Muitas pessoas têm aprendido a conter munição e forjam uma alegria nas redes sociais ou com os amigos, mas dentro delas isso é uma bomba atômica que a qualquer momento vai explodir. E, por isso, é preciso resolver o seu interior, algo que muitos jovens não querem porque acham que é um buraco muito grande que não pode ser solucionado. Mas Deus é especialista nisso, só é preciso deixar Ele entrar”.
Por fim:
O musical O Circo dos Pensamentos trouxe, por meio de uma peça lúdica, a reflexão sobre a ação dos maus pensamentos e como superá-los, tornando em uma verdadeira história de inspiração.
Não para por aí:
O responsável geral do Projeto Help, Celso Júnior, esclareceu que o trabalho dos voluntários não se limita ao evento ou ao mês de setembro, que é dedicado ao combate ao suicídio: “Temos uma hashtag que é a #NSS, que significa ‘Não é Só em Setembro’, porque muito é feito em setembro, mas o projeto Help não para. As pessoas ficam deprimidas todos os meses, em todas as semanas, e se matam todos os dias, por isso, o Help atua todos os dias do ano, 24 horas por dia”.
Se você precisa de ajuda:
Entre em contato com o Projeto Help pelo WhatsApp (11) 2392-6910 ou acesse o site www.projetohelp.com
Assista aos melhores momento do evento:
Ou, confira como foi o evento pelo Brasil e pelo mundo nessa reportagem do Jornal Fala Brasil da Record:
Veja mais imagens na galeria de fotos abaixo: