Mega Help 2024
Veja como foi o evento que mobilizou milhares de jovens
Segundo um estudo do Centro de Integração de Dados e Conhecimento para Saúde (Cidacs/Fiocruz), entre os anos de 2011 e 2022, a taxa de suicídio entre jovens brasileiros na faixa etária de 10 a 24 anos cresceu 6% ao ano, enquanto o índice de notificações de autolesões aumentou 29%.
Diante desse cenário, setembro foi escolhido pelo Projeto Help para promover a terceira edição do maior evento de valorização à vida do País: o Mega Help. Em São Paulo, a celebração aconteceu no dia 21 e reuniu mais de 50 mil pessoas presencialmente.
A programação do evento foi cheia de atrações, como apresentações musicais da Banda FJU, show de talentos e palestras motivacionais, organizadas com o intuito de oferecer apoio emocional aos que sofrem de depressão, ansiedade ou outros transtornos psicológicos, que trataram do assunto de forma leve, dinâmica e efetiva.
Os escritores Renato e Cristiane Cardoso levaram aos jovens a palestra Eu Sei o que Você Quer, que abordou a necessidade dos jovens de amarem e serem amados. Eles apontaram que ser ferido nesta busca contribui para que o jovem desenvolva traumas, sendo que alguns tentam esconder isso. Cristiane explicou que muitas pessoas “forjam uma alegria nas redes sociais ou com os amigos, mas dentro delas isso é uma bomba atômica que a qualquer momento vai explodir. E, por isso, é preciso resolver o seu interior, algo que muitos jovens não querem porque acham que é um buraco muito grande que não pode ser solucionado, mas Deus é especialista nisso”.
Outro destaque do evento foi o Help Talent, quando jovens de diferentes localidades exibiram as suas habilidades na música e transmitiram, por meio de sua performance, mensagens de motivação e esperança ao público. O vencedor do concurso foi premiado e conquistou a oportunidade de gravar uma música com a Banda Universos.
A ajuda que faz diferença
Durante as atrações, houve aqueles que buscaram ajuda no Cantinho do Desabafo, como é o caso da doméstica Natália Eduarda Carvalho, de 23 anos. Ela, que esteve pela primeira vez no evento, contou sua experiência ao receber apoio dos voluntários: “procurei ajuda porque estava muito triste e nervosa em relação à minha vida, mas estou saindo daqui livre e em paz”.
Neste ano, o espaço preparado para oferecer atendimento de escuta ativa àqueles que sofrem com conflitos interiores foi ampliado e contou com o auxílio de 350 voluntários somente no Distrito Anhembi, onde 2,5 mil pessoas foram acolhidas. O responsável pelo projeto Help, Cadu Souza, afirmou que “os bons resultados de jovens atendidos em edições anteriores nos motiva a dar continuidade a esse trabalho e que o espaço foi ampliado justamente porque nunca foi tão necessário falar de saúde mental e nunca foi tão crescente o número de casos relacionados a esse tipo de problema. E que, se o problema é grande, a ajuda tem que
ser grande”.
Além da equipe formada por integrantes do Help, profissionais voluntários, entre eles, a psicóloga Natália Rodrigues, fizeram parte do time de acolhimento, estendendo assistência qualificada aos jovens.
“É uma oportunidade incrível ter esse espaço de acolhimento e poder mostrar para as pessoas que há motivo para viver”, relatou Natália. “Quando os jovens encontram quem os entende e não julga, mas abraça e acolhe, faz toda a diferença. A gente vê no semblante deles.”
Até o fim do ano, pelo menos 20 Estados brasileiros e 50 países devem realizar o Mega Help. O responsável geral pelo Help, Celso Junior, afirmou que “não é só em setembro. O Projeto Help não para. As pessoas ficam deprimidas todos os meses, em todas as semanas e se matam todos os dias. Por isso, o Help atua todos os dias do ano, 24 horas por dia. Quem precisar de ajuda, busque em quem pode ajudar”.
Precisa desabafar ou de acolhimento? Entre em contato com o Projeto Help pelo WhatsApp (11) 2392-6910 ou acesse o site
www.projetohelp.com.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!