Menina britânica de 12 anos entra em coma por usar cigarro eletrônico
Saiba como ajudar um familiar que sofre nas garras do vício
Sarah Griffin, de 12 anos, é moradora de Belfast, Irlanda do Norte, e desde os 9 anos usa cigarro eletrônico. Ela já sofria de asma e, no início de setembro, teve um resfriado. Combinado com o vape, a situação foi uma verdadeira bomba no seu organismo. Ela teve um colapso pulmonar e passou quatro dias em coma induzido.
Mais detalhes:
- De acordo com a mãe, Mary, no último verão britânico, a criança consumia um vaporizador de 4 mil tragadas em poucos dias. Os vaporizadores padrão contêm 600 tragadas.
- No hospital, Sarah entrou em terapia intensiva. Pouco depois, foi colocada em coma induzido para se estabilizar. Depois de quatro dias, foi gradualmente reanimada. Ela se recupera, mas ficou com lesões permanentes nos pulmões.
- “Ela faz exercícios pulmonares. Isso é algo que você esperaria de uma pessoa com 80 anos, não de alguém com 12. As pessoas gostam de pensar que seus filhos não estão fazendo essas coisas, mas a realidade é muito, muito diferente”, desabafa Mary.
- A jovem torce para que sua experiência sirva de exemplo para outros. “Não comece a fumar porque, depois que você começa, não consegue parar. Basicamente, você só para quando é obrigado, quando a situação é de vida ou morte”, diz.
Um caso de sucesso:
No Brasil não é raro encontrar casos de pessoas que se viciaram ainda na infância – tanto em drogas “lícitas”, como ilícitas. Felipe faz parte deste grupo: começou no vício aos 13 anos.
Do álcool, ele passou aos poucos para as drogas mais pesadas. “Já gastei 3 mil reais em uma noite, já fiquei 3 dias virado em festas e usando drogas. O pior momento foi quando tive um princípio de overdose, passei muito mal”, relata.
O jovem só foi livre da dependência aos 23 anos, graças a sua mãe, que lutava por ele no Tratamento para a Cura dos Vícios. “Devido à perseverança dela, fazendo votos por mim, estou aqui. Estou livre há 7 anos, nunca tive recaída”, comemora.
Veja sua história completa abaixo:
Faça isso:
Se você tem um familiar preso nas garras do vício, não perca mais tempo, lute por ele. Participe do Tratamento para a Cura dos Vícios que acontece todo domingo, às 15h, na Universal. Clique aqui e encontre o endereço mais próximo da sua casa.