Menina de 10 anos morre asfixiada ao participar de desafio do TikTok

Caso aconteceu na Itália e faz as pessoas refletirem sobre a importância de monitorar a atividade online dos filhos

Imagem de capa - Menina de 10 anos morre asfixiada ao participar de desafio do TikTok

Um novo desafio que circula em redes sociais fez uma vítima. Uma menina de apenas 10 anos morreu asfixiada na sexta-feira, dia 22 de janeiro, logo após participar do “desafio do apagão”.

Antonella Sicomero morava na cidade de Palermo, na região da Sicília, sul da Itália, e foi encontrada pela irmã de cinco anos no banheiro, inconsciente e com um cinto de roupão de banho preso ao pescoço.

O desafio é chamado de “blackout challenge” (“desafio do apagão”), em que é preciso prender a respiração pelo maior tempo possível, até desmaiar. Antonella foi socorrida, mas não sobreviveu.

O Ministério Público de Palermo abriu um inquérito por “incitação ao suicídio”. O celular da vítima foi apreendido e os investigadores avaliarão se alguém a convidou para participar do desafio ou se ela estava gravando o vídeo para um amigo ou conhecido. As informações são da agência EFE.

O inimigo mora ao lado

Há alguns anos acreditava-se que dentro de casa os filhos estariam seguros. Mas com a propagação da internet, celulares e redes sociais, muitos perigos passaram a estar dentro dos lares.

Por isso, é extremamente importante que os pais estejam atentos às atividades online de crianças e adolescentes para evitar que situações semelhantes os atinjam.

“Hoje em dia é fácil demais para uma criança ou jovem acessar a Internet. Fico pasmo como alguns pais deixam seus filhos totalmente livres com telefones, iPods, computadores, etc, sem supervisão. Nós somos responsáveis por proteger nossos filhos do mal desse mundo”, afirma o professor da Escola do Amor, Renato Cardoso.

Renato reconhece que protegê-los 100% do tempo é impossível. Mas é preciso manter os olhos abertos e ter pulso firme para orientá-los e impor limites.

“Uma das maiores responsabilidades dos pais é impor limites, pois crianças e adolescentes não têm nenhum senso disso. A internet é uma ferramenta e quem não souber usá-la vai se machucar”, conclui.

Dicas para os pais e filhos

Aos domingos, no Templo de Salomão, Renato e Cristiane Cardoso estão orientando casais, pais e filhos, a fim de que haja uma perfeita harmonia nos lares. O encontro acontece às 9h30, na Avenida Celso Garcia, 605, Brás, zona leste da capital paulista.

 

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: Getty Images