‘Mercado Livre’ cede e retira anúncio com fraude contra a Universal

Caso reforça importância de denunciar e combater fake news

Imagem de capa - ‘Mercado Livre’ cede e retira anúncio com fraude contra a Universal

O site de comércio eletrônico “Mercado Livre” cedeu e tirou do ar um anúncio que trazia uma fraude contra a Igreja Universal do Reino de Deus. A empresa reconheceu que errou ao permitir a venda de uma embalagem de “cotonete (sic) do Bispo Macedo ungido” pela plataforma.

Na última quarta-feira, a Universal enviou um e-mail à empresa, questionando a ausência de “políticas preventivas mínimas ou mecanismos eficientes”, que filtrem os ataques contra os cristãos e tentativas de de golpe contra os consumidores, que são comuns na plataforma.

A correspondência lembrou que esta não é a primeira vez que o “Mercado Livre” permite agressões e falcatruas contra a Universal, como nos casos citados em nota publicada em 26/8, das supostas “canetas ungidas” e de um pedido de doações “de R$ 10 a R$1.000” para a construção de um templo.

A Universal exigiu, ainda, explicações razoáveis sobre as providências tomadas “para que episódios como estes não se repitam”.

Em sua resposta, a empresa afirmou que “repudia o uso indevido de sua plataforma e tem todo interesse em excluir qualquer anúncio com propaganda enganosa ou que fira os termos da legislação em vigor” e que “é proibida a venda de produtos que violem a legislação nacional vigente”.

De acordo com o site, o descumprimento das regras do portal “pode implicar em sanções, incluindo a inabilitação do cadastro do usuário”.

“O Mercado Livre informa que tirou do ar o anúncio do cotonete ungido, porque infringe os Termos e Condições de Uso (T&Cs) do site”, concluiu a empresa.

Este caso comprova que é preciso estar atento às fake news que, todos os dias, são criadas e espalhadas pela Internet. Ao se deparar com qualquer informação falsa contra a Universal, denuncie pelo e-mail unicom@universal.org.br.

UNIcom — Departamento de Comunicação Social e de Relações Institucionais da Universal

imagem do author
Colaborador

UNIcom