‘Mercado Unisocial’ ajuda a colocar comida na mesa de 87,5 mil pessoas

Gastos com alimentos é a principal causa de endividamento do brasileiro, aponta levantamento

Imagem de capa - ‘Mercado Unisocial’ ajuda a colocar comida na mesa de 87,5 mil pessoas

A compra de alimentos é a principal causa de endividamento do brasileiro, de acordo com um levantamento feito pelo Serasa, no mês passado. Neste domingo (19), por meio do “Mercado Unisocial”, famílias carentes de 1,1 mil cidades brasileiras terão a oportunidade de levar para casa, gratuitamente, alimentos não perecíveis, frutas, verduras e legumes, além de kits de higiene e peças de roupa. A estimativa é de que 87,5 mil pessoas sejam amparadas nos 26 estados e no Distrito Federal.

A iniciativa do programa Unisocial — mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus — conta com o apoio de 17 mil voluntários, que se mobilizam para montar uma espécie de supermercado com doações para que pessoas, previamente cadastradas, possam ter a dignidade de escolher os itens que as suas famílias mais precisam.

Uma pesquisa feita por uma fabricante de alimentos para o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD) aponta que nove em cada 10 brasileiros perceberam o agravamento da fome no país.

“Encontramos muitas famílias que tiveram suas rendas atingidas devido ao desemprego e hoje estão tendo uma alimentação limitada e escassa. Muitas pessoas não conseguem suprir suas necessidades básicas e o programa visa dar um suporte para elas nesse momento”, explica o responsável pelo Unisocial, Filipe Santos.

Na edição anterior, o Mercado Unisocial distribuiu 384,8 mil quilos de alimentos não perecíveis, 57,2 mil peças de roupas, 20,3 mil kits de higiene e 9,1 mil sacos de hortifrúti. E, embora as doações de itens como esses sejam sempre muito bem-vindas entre os mais necessitados, atitudes como empatia e carinho também são bem recebidas.

A voluntária Andrea Siqueira faz parte do programa social há quase quatro anos e diz que gosta de ver a alegria das pessoas atendidas ao receberem não só as doações, como também o apoio emocional. “Na última edição do Mercado Unisocial, atendi uma senhora que estava muito triste, pois tinha perdido o filho, e, depois da conversa, ela sorriu e agradeceu pelo alimento, mas principalmente pelo atendimento. Isso me marcou, pois ela precisava de alguém para ouvi-la desabafar e dar palavras de forças e ânimo para prosseguir”.

No Brás — bairro localizado na zona leste de São Paulo —, o Unisocial disponibilizará cerca de 4 mil itens de primeira necessidade, como arroz, feijão, açúcar, leite, óleo e macarrão, para aproximadamente 600 pessoas que participarão da ação neste domingo. Além disso, haverá a doação de 600 kits de frutas e legumes, peças de roupa masculina, feminina e infantil.

 

imagem do author
Colaborador

Unicom / Fotos: Cedidas