“Mercado Unisocial” dá a 82 mil brasileiros a oportunidade de levar para casa o que mais precisam
Evento nacional, que acontecerá neste domingo (22), contará com doações de alimentos, itens de hortifrúti, produtos de higiene e peças de roupas
Cerca de 82 mil pessoas receberão assistência neste domingo (22) durante o “Mercado Unisocial”, que acontecerá em 1,2 mil cidades brasileiras, abrangendo os 26 estados e o Distrito Federal. Organizado pelo programa Unisocial, o evento contará com o apoio de 16 mil voluntários que ajudarão a distribuir itens de primeira necessidade – como alimentos e produtos de higiene – para famílias em situação de vulnerabilidade.
Uma das principais ações em São Paulo será realizada a partir das 11h30, na Rua Cachoeira, 670, bairro do Catumbi. Com o auxílio de 50 voluntários, o programa social deve beneficiar aproximadamente 400 pessoas com os donativos.
No evento, voluntários organizam um verdadeiro supermercado com doações, permitindo que as pessoas escolham os itens que mais precisam e os levem para casa. Na edição de setembro, está prevista a distribuição de 68 mil itens de cesta básica, 22,1 mil itens hortifrúti, 7,5 mil produtos de higiene, 62,5 mil peças de roupas, 7,2 mil calçados, 23,1 mil litros de bebidas, incluindo água, suco e refrigerante.
Ana Elisabete Ramos participou de uma edição anterior da ação promovida pela Unisocial e conta que as doações chegaram na hora certa. “Estava desempregada e com uma bebezinha, estávamos em um momento muito difícil, as coisas estavam faltando dentro de casa e fomos ajudados. Foi como uma resposta de Deus para as nossas vidas!”
Alívio para as famílias em Pernambuco
O “Mercado Unisocial” também será realizado em Pernambuco, a fim de levar apoio às famílias que estão enfrentando uma situação difícil. Um dos pontos de solidariedade será no bairro de Santo Amaro, em Recife. A ação começará às 11h30 e deve beneficiar cerca de 150 pessoas, oferecendo alimentos não perecíveis, frutas, legumes, verduras e peças de roupa.
Além dos donativos, o programa social ainda disponibilizará serviços gratuitos, como corte de cabelo, limpeza de pele e orientação jurídica. Essa iniciativa é especialmente relevante em um contexto em que 81,5% das famílias de Recife estão endividadas, conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE). O levantamento apontou um aumento de 2,3 pontos percentuais no número de endividados em agosto em relação ao mês anterior.
“As maiores dificuldades que acompanhamos é o desemprego, a desigualdade social, o abandono familiar e os vícios que destroem vidas. Tragédias naturais, como chuvas e alagamentos agravam a situação. É nesses momentos, onde tudo parece estar perdido, indo de mal a pior, que a Unisocial entra em ação, oferecendo não apenas amparo físico, mas também uma mensagem de ânimo e esperança”, afirma Lydember Bomfim, responsável pela Unisocial em Pernambuco.