“Meu casamento desandou com apenas três meses”

Imagem de capa - “Meu casamento desandou com apenas três meses”

Durante o programa Escola do Amor Responde, os professores Renato e Cristiane Cardoso falaram do pedido de ajuda de um aluno que é do Estado do Ceará e não quis se identificar. O aluno se casou há três meses, mas já enfrenta problemas na união: a esposa dele quer se separar porque disse que ele é frio com ela. Segundo ele, os dois brigam por qualquer motivo e ele não consegue agradá-la, por mais que tente. Ele acredita que não é a pessoa que a esposa idealizou e isso a leva a magoá-lo com palavras. Apesar dos conflitos, ele não quer terminar o casamento por questões que ele sabe que podem ser trabalhadas a dois. Confira os conselhos dos professores em relação a esse caso.

ALUNO – Meu casamento desandou com apenas três meses. Agora, minha esposa quer se separar. Ela diz que sou frio com ela em todos os sentidos. Além disso, nós brigamos por qualquer coisa. Já tentei mudar de várias maneiras para agradá-la, mas não consigo. Não quero perder meu casamento por bobagens. Ela queria que eu fosse perfeito, mas não sou. Ela idealizou uma pessoa e eu não sou como ela sonhou. Ela diz que sou um fracasso na vida dela, uma decepção, uma vergonha, que menti para ela e fica me machucando com palavras pesadas.

CRISTIANE – Como assim desandou com apenas três meses? Provavelmente, quando vocês se casaram, as coisas já estavam mal ou, no mínimo, com muitos pontos cegos que os dois não viram.

RENATO – Hoje, as pessoas não sabem o que olhar, para onde olhar ou como analisar a situação da outra pessoa no relacionamento. Elas não sabem se preparar para uma relação.

CRISTIANE – Esse tipo de atitude é como dirigir um carro sem ver o ponto cego. Ao dirigir, você não pode confiar só no retrovisor. De vez em quando, você precisa olhar para fora quando vai virar, pois tem hora que o retrovisor não mostra nada e, se você não estiver atento, você vai bater. Algo semelhante acontece com as pessoas hoje: elas entram no casamento como quem sai de carro, sem entender os perigos. Há vários pontos arriscados, como seduções no trabalho e problemas do dia a dia.

RENATO – Nós aprendemos sobre o ponto cego nas aulas de autoescola. As pessoas aprendem a dirigir com regras, com disciplina e com alguém mais experiente. O casamento também exige preparação, mas hoje as pessoas não se preparam para ele e estão tocando a coisa de ouvido.

CRISTIANE – Ela quer se separar só porque você é diferente dela? Isso não é normal. Geralmente, as pessoas esperam algum tempo para ver se conseguem resolver
os desafios.

RENATO – Aluno, sua esposa o acusa de ter mentido. A pergunta é: você mentiu? Você não nos contou algo. Se há uma decepção real que você causou, você tem que reconhecer isso.

CRISTIANE – Em primeiro lugar, você tem que olhar para si mesmo. Uma coisa que chama a atenção é que ela diz que você “é frio em todos os sentidos”. Isso quer dizer que você é frio também na cama? Isso realmente é decepcionante logo no início do casamento. Ela deve ter pensado: “Como assim? Acabei de me casar e ele já é frio comigo. Se é frio no início, imagine daqui a dez anos.” Isso realmente assusta. Se esse for o caso, você tem que entender por que é assim. Não pode usar a desculpa de que “ninguém é perfeito”. Você tem que encarar esse jeito frio de ser como uma falha e um defeito. Ela não se casou para viver com um homem como se fossem irmãos.

RENATO – Além disso, você disse que ela idealizou uma pessoa que você não é. Quando alguém idealiza o casamento, é claro que ficará frustrado. O problema é que muitas vezes a pessoa só exterioriza essas idealizações quando está decepcionada. Mas e agora, o que fazer? Você não vai salvar seu casamento sozinho. É por isso que existe a Terapia do Amor.

Acompanhe o Escola do Amor Responde pela Rede Aleluia, de segunda a sexta-feira, às 6h30 e às 11h30, ou pelo site blogs.universal.org/renatocardoso/escola

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Fizkes/GuettyImages