“Meu marido pensa que só sustentar a casa já é o suficiente”
Kaline Tascin / Foto: Getty Images
ALUNA – Estou assistindo ao programa e quero falar do meu casamento. Estou casada há dois anos e a relação está difícil. Eu tento fazer de tudo, mas só brigamos. Meu marido pensa que só sustentar a casa já é o suficiente. Eu não sei o que é ganhar um mimo, um presente ou uma rosa. Ele acha que dar roupas e calçados e ter um carro bom já basta. Seria muito bom se vocês viessem dar uma palestra aqui. Quem sabe ele abriria os olhos para o que ocorre no nosso casamento.
RENATO – Alguns maridos acham que colocar comida na mesa e pagar as contas são atitudes suficientes para que ele seja considerado um bom marido. Isso, sem dúvida, é uma excelente qualidade em um marido, mas não é só isso.
CRISTIANE – Muitos homens associam a felicidade conjugal a ter uma casa, um carro ou uma vida próspera e investem muito nela. Algumas mulheres passam a mensagem de que é isso que elas querem, mas não é bem assim. Por exemplo, se ela fala “eu queria viajar”, “eu queria conhecer o mundo com você”, o homem pensa: “é dinheiro”. Ele pensa que tem que trabalhar muito para dar o melhor a ela. Não é que ele não a ame ou não se importe, no fundo ele quer fazê-la feliz, mas não sabe que não é só proporcionar uma vida próspera. Muitas pessoas prósperas não são felizes. A prosperidade não traz felicidade. Muitos homens, infelizmente, não sabem fazer a mulher feliz de outro jeito.
RENATO – É claro que o dinheiro é importante. Um casal que tem dinheiro tem mais possibilidades para curtir a vida, mas não é só o dinheiro que conta.
CRISTIANE – Quando o homem não trabalha e fica só no videogame, a mulher também não fica feliz. O homem pensa que a mulher quer cartão de crédito, dinheiro, mimos, mas não é só isso: ela quer carinho. Parece que é difícil para o homem entender que é um conjunto. Ele faz o melhor não só para ser o líder, mas porque está cuidando dela, mostrando o quanto a aprecia.
RENATO – Às vezes, é difícil para o homem entender a visão da mulher porque ele não precisa de muito para ficar satisfeito. Normalmente, ele só precisa de sossego. Já é uma grande vantagem ter sexo e respeito, uma mulher que não fique pisando nele.
CRISTIANE – Os homens precisam de cuidados, pois também reclamam que isso faz falta para eles.
RENATO – A mulher aprecia o homem trabalhador. Ela quer um homem que seja guerreiro e provedor. Por mais que a mulher trabalhe e muitas vezes nem precise do homem para sustentá-la, ela não fica satisfeita de ter um marido que fica em casa sem fazer nada e que está encostado nela. A mulher aprecia este lado provedor, é uma peculiaridade dela, mas não é só isso. O homem pensa: “eu cumpri meu papel de provedor e você está reclamando de barriga cheia. O que mais você quer?” Um homem que entende que a mulher precisa de um pouco mais do que isso conquista o coração dela. Quando o casamento dá errado, ela sai e encontra um homem que entenda isso de fato. Tome a iniciativa de mudar o seu casamento e ele vai se tocar.