“Meu namorado confessou que me traiu e agora estou confusa”
Adriana conta que seu namorado passou por uma situação extrema e decidiu entregar sua vida ao Senhor Jesus. Ele revelou para ela que já a traiu quatro vezes. Ela terminou o namoro e não consegue perdoá-lo. Renato e Cristiane Cardoso a orientam.
ADRIANA – Namoro há cinco anos e meu namorado resolveu se entregar a Deus depois de ter passado por uma situação extrema na vida dele. Eu sempre acompanho as postagens de vocês nas redes sociais e já li o livro Namoro Blindado. Agora ele está lendo e me disse que não quer mais viver na mentira. Ele confessou que durante este tempo me traiu quatro vezes e agora estou confusa. Estávamos entrando em uma fase de planos para o casamento, mas fiquei completamente sem chão e terminei com ele. Ele me pediu perdão, mas não consegui perdoá-lo. O que faço?
CRISTIANE – Você não está olhando a situação de modo racional, mas de uma forma emotiva. Você está sentindo a dor que já deveria ter passado. Ele confessou a traição a você. Se ele não tivesse confessado, você teria sido enganada e teria se casado com ele nessa enganação. Ele errou? Sim. Mas o fato dele confessar que errou, falar para você o que fez, algo que você nunca iria descobrir, já mostra que ele está mudado e você deve dar uma chance a ele. Não é que você deva se casar com ele amanhã, mas pelo menos dar a ele a chance de reparar o erro e de mudar. Ele foi até você e confessou as traições que cometeu no relacionamento, que não foi uma, mas quatro. Ele poderia, por exemplo, ter falado que foi uma só.
RENATO – Nós cremos que as pessoas podem mudar, ao contrário do que alguns creem. Mas cremos nisso porque temos testemunhado milhares de pessoas, não somente por meio do nosso trabalho diretamente, mas porque cremos em Deus e Ele é o maior agente de mudanças que existe para aqueles que dão uma oportunidade para Ele. Seu namorado passou por uma situação extrema e ela o levou até Deus. Ele decidiu se entregar e parte da entrega a Deus requer que a pessoa se limpe, saia do erro e se acerte com quem ela errou. Então, creio que foi isso que o motivou a se acertar com você. O relacionamento de uma pessoa com Deus, quando está bem, exige que ela fique bem com o próximo também. Se ele vivia uma mentira ao seu lado, prestes a se casar, escondendo essa traição e agora ele conheceu a Deus, é natural que ele queira se limpar de todas as falhas. Ele fez certo nesse ponto. Errou por ter traído, mas fez certo de confessar o erro a você.
CRISTIANE – O que a pessoa que trai pode fazer a respeito do que fez?
RENATO – Não há nada mais a ser feito do que reparar o erro, confessando-o.
CRISTIANE – A pessoa reconhece o erro e pede desculpas. Foi o que ele fez. Ele errou tremendamente com você. Agora, a questão é que você não consegue perdoá-lo. Você vai ter que encontrar uma forma, uma força, uma maneira de perdoar. Não por ele e independentemente do relacionamento continuar, mas por você. Contudo, para dar a ele uma chance, você vai ter que decidir e essa decisão vai ter que considerar o seguinte: a decisão dele é real? É sincera? É difícil você avaliar isso em uma conversa. Talvez, caso você creia que vale a pena esperar, porque são cinco anos juntos e você não vê sinceridade na confissão dele e quer ver se realmente ele mudou, adie o casamento. Não faça planos para o casamento. Espere e veja se realmente essa experiência que ele diz ter tido com Deus mudou tudo na vida dele, não só em relação a você. Daí você vai notar. Quando uma pessoa se encontra com Deus é notório que a vida dela muda em todos os sentidos: seu caráter, sua personalidade, tudo muda nela e nas atitudes dela. Se você verificar essa mudança e ver que vale a pena confiar e dar uma chance a ele, vá em frente. Mas se você acha que não dá, então não continue. Nem que ele tenha mudado, não continue, porque pode ser que você jogue sempre na cara dele o que aconteceu e vocês não vão conseguir andar para a frente e ter um relacionamento feliz no futuro.