“Meu namorado está adiando o nosso casamento”
Durante o programa Escola do Amor Responde, a aluna Lena comentou que namora há cinco anos e só agora o namorado e ela começaram a fazer planos para a apresentação do relacionamento deles. Segundo ela, ele adia o casamento dizendo que não tem dinheiro. Lena disse que o maior sonho dela é se casar, enquanto o companheiro acredita que eles devam morar juntos antes disso. Confira os conselhos dos professores Renato e Cristiane Cardoso.
LENA: Namoro há cinco anos e meu namorado está adiando o nosso casamento. Somente agora estamos fazendo planos para uma apresentação do relacionamento, porém, o meu namorado sempre acaba adiando isso. Ele argumenta que nossas condições financeiras ainda não são ideais. Conversamos muito acerca do nosso futuro e ele diz que pretende morar junto antes de nos casarmos. O meu maior sonho é me casar aos 25 anos; agora tenho 23 anos e ele, 24. Ele, por outro lado, diz que só vai casar aos 30 e eu não me vejo esperando esse tempo todo. Ultimamente, ele também anda com a ideia de termos um filho.
RENATO: Você já começa sua mensagem abordando um grande problema. Onde já se viu namorar durante cinco anos e delongar todo esse período para decidir se uma pessoa é para casar ou não? Admita a necessidade de inserir o Namoro Blindado na sua vida. Seu namorado deseja se casar após 11 anos de relacionamento.
CRISTIANE: Vocês estão namorando, mas ele ainda não deseja se casar. Se você morar com ele, esqueça o casamento.
RENATO: Ele diz que quer morar com você antes do casamento e depois dos 30 anos ele pensa na cerimônia. No entanto, nesse caso, vocês já estariam mais do que unidos. Por que ele se casaria depois, Lena? Ele não terá motivação alguma. Há várias coisas para falar sobre esse tema, mas um dos pontos que seu namorado aborda é a questão financeira. Eu não sei quanto as pessoas pensam que precisam ter de dinheiro para se casarem. Porém, sei que muitas pessoas querem fazer o casamento dos sonhos e realizar uma cerimônia cinematográfica para mostrar para todos que não fizeram feio. Talvez você coloque certas pressões nele, como impor que o casamento tenha que ser em determinado lugar e tudo tenha que ser ao seu modo. Se for o caso, se ele não tem dinheiro, claro que vai continuar adiando o casamento.
CRISTIANE: Será que os dois têm condições para estar em um casamento agora? Vocês estão juntos há cinco anos; ele não quer compromisso e você quer o casamento. Você mesma não tem condições, pois está se sujeitando a isso há cinco anos, sem se valorizar. Você está com ele por carência, visto que ele ainda não demonstrou compromisso com você. Você está chateada, mas continua com ele, você não termina e não estabelece limites. Você só reclama e não resolve nada. Isso mostra que você não está em condições para estar em um casamento.
RENATO: É fundamental que você tenha uma conversa decisiva com ele. Duas pessoas não podem caminhar juntas se as mentes não se encontram. Há dois caminhos para vocês: continuar nesse impasse e ficar se curvando às razões dele, ou decidir sair dessa relação. Não basta você gostar dele para o casamento funcionar. Você pode amar uma pessoa, mas, se ela tiver ideais e opiniões divergentes dos seus, não dará certo. Vocês têm momentos maravilhosos juntos, mas casamento não é feito de momentos. Você não pode ter uma vida com uma pessoa que não tenha objetivos iguais aos seus. Tenha uma conversa com seu namorado e coloque seu ponto de vista a ele. Agora é o momento de decisão. Na verdade, deveria ter sido há quatro anos, mas ainda dá tempo. Talvez a única foto do casamento de vocês será uma selfie e está tudo bem. Porém, se vocês querem ter o mundo aos pés antes do casamento, ficarão nessa enrolação.