“Meu namorado está muito agressivo”
Durante o programa Escola do Amor Responde, uma aluna entrou em contato com os professores Renato e Cristiane Cardoso e contou que namora há cerca de dez meses. No início, seu namorado era compreensivo e eles eram unidos. Contudo, passado um tempo, ela foi impedida até de olhar para os lados e é repreendida quando recebe olhares de terceiros. Como se isso não bastasse, seu namorado começou a dizer que ela estava se envolvendo com outra pessoa e a tem agredido verbalmente todos os dias. A aluna não aguenta mais tudo isso, mas não quer registrar Boletim de Ocorrência porque ele está em liberdade condicional.
ALUNA – Namoro com um homem há aproximadamente dez meses. No início, ele era maravilhoso, compreensivo e me escutava o tempo todo. Estávamos sempre juntos e eu me sentia a mulher mais feliz do mundo, mas, depois de cinco meses, ele começou a agir de modo diferente e está muito agressivo. Eu trabalho com o público, mas não posso olhar para o lado e ninguém pode me olhar. Ele disse que tenho um caso com outra pessoa e começou a tentar me agredir fisicamente, mas não chegou a fazer isso ainda. A agressão verbal é constante. Ele diz que sou vagabunda, apesar de eu ajudá-lo sempre. Isso tudo fez com que eu me afastasse cada vez mais dele, mas, ao mesmo tempo, quero estar perto. Ele se irrita facilmente e me xinga. Eu não aguento mais essa situação, quero me separar e fazer Boletim de Ocorrência, mas ele está em liberdade condicional. Não sei o que fazer.
RENATO – Você está precisando de muita ajuda, sem dúvida, e de orações. Você entrou nessa canoa furada e precisa de ajuda porque não está enxergando que está em um relacionamento abusivo. A sua vida está em risco.
CRISTIANE – Você deveria reportar essa situação à Justiça. Era para o seu namorado estar se comportando bem, mas você vê que ele não está bem ainda. Na verdade, está a um passo de fazer algo ruim, que pode levá-lo à prisão novamente. Você fala que, no início, ele era maravilhoso, mas que em cinco meses começou a mudar. Só que isso também é o início. Como as pessoas estão entrando de cabeça no relacionamento, depois da primeira semana já contam que estão no melhor relacionamento do mundo. Na verdade, para que possam falar que têm um ótimo relacionamento, é preciso que tenham passado um bom tempo com a pessoa. Ao que parece, você nunca teve um relacionamento feliz. No início, você achava que a relação era boa porque não tinha visto ainda o outro lado do seu namorado. Ele começou a ser possesivo, está desempregado, inseguro e agressivo. Que tipo de relacionamento é este? Você deveria sair dele de forma segura. Se você falar que não quer mais namorá-lo, pode ser até que ele agrida você.
RENATO – É possível que você esteja isolada dentro desse relacionamento porque ele a isolou ou porque você mesma, sabendo que as pessoas próximas a você não aprovariam esse relacionamento, se isolou. É isso que as pessoas com o perfil do seu namorado precisam para continuar o abuso. O abusador precisa isolar a pessoa que é vítima de abuso da família e dos amigos porque fica mais fácil para ele exercer o controle sobre ela.
CRISTIANE – Ele tem que fazer a pessoa se sentir mal em denunciá-lo. Para que ele não se dê mal, ele faz a pessoa se sentir assim. Na verdade, quando você reporta a atitude da pessoa que comete os abusos a outra, está lhe dando um alerta para ela saiba que, se a agredir novamente, vai se dar mal. Dessa forma, ela está sendo disciplinada em relação à agressão.
RENATO – Cabe um alerta a todas as pessoas: se alguém separa você dos seus familiares e amigos, ela não quer seu bem. Cuidado com os relacionamentos que afastam você das pessoas que querem bem a você. Essa é uma das características de um relacionamento abusivo. Se você estivesse próxima de sua família, é muito improvável que ele estaria sendo tão agressivo e controlador. Se ele visse que há uma família por trás de você, que a apoia, como o pai, o irmão mais velho, o tio e os amigos, então pensaria duas vezes antes de relar o dedo em você.
CRISTIANE – É por isso que a pessoa deve sempre envolver a família no relacionamento. Vemos o contrário hoje em dia: namoricos escondidos e as meninas escondendo os namorados dos pais, pensando que estão sendo moderninhas.
RENATO – Uma das maiores burrices que uma mulher pode fazer é esconder o relacionamento da família e dos amigos.
CRISTIANE – Agora você, aluna, não tem nenhum apoio. Seu namorado pode fazer o que quiser. Se você quer que o rapaz a respeite, então ele tem que saber que você tem sua família ao seu lado. Se a sua família não aceita este rapaz, você tem que se perguntar se a sua família tem razão e também se questionar se não é só você que não está enxergando os problemas dele. Use sua cabeça, sua inteligência.
RENATO – Não queira ser como Romeu e Julieta. Lembre-se que eles acabaram mortos. Você tem que se separar dele da forma mais segura possível e envolver pessoas da sua família que possam apoiá-la. Você deve ser recebida na casa dos seus tios e irmãos, que possam lhe dar um apoio frequente, para que ele saiba que você está com sua família, e denunciá-lo à polícia. Eu sei que é um risco muito grande, mas, se não fizer isso, depois virão mais problemas.