“Meu namorado não quer ter a minha fé”
Nesta edição da A Escola do Amor Responde, a aluna está prestes a se casar com seu namorado, mas ele não compartilha da mesma fé que ela. Então, ela pede dicas para os professores Renato e Cristiane Cardoso para saber como deve agir nesta situação.
ALUNA – Tenho 37 anos e namoro um rapaz da mesma idade que não é da minha fé. Estamos juntos há três anos e já fiz convites para que ele frequente a Igreja comigo, mas ele diz que não gosta de igrejas e que não quer ser da minha fé. Já falei para ele da minha posição em relação ao dízimo e ele disse que, quando casarmos, devo fazer o que eu quiser com o meu dinheiro e ele o que quiser com o dele. Contudo não acho que deva ser assim. Meu salário é melhor que o dele e ele já fracassou em um negócio que abriu. Construí a casa sozinha e comprei todos os móveis, porque sabia da dificuldade financeira dele. Agora me sinto culpada por minhas escolhas, mas não sei se tenho coragem para terminar o relacionamento. Penso que a minha santidade pode santificá-lo e que tudo é possível ao que crê. Vou me humilhar perante o Senhor e creio que Ele vai me responder. Jamais quero me afastar de Deus. Por favor me ajudem.
RENATO – Você está deliberadamente e conscientemente desobedecendo a sua própria fé, ou seja, está negando sua fé. Falo isso porque ele não tem a mesma fé que você e disse que você deveria fazer o que quisesse com seu dinheiro e ele com o dele. Então, ele já mostrou que não tem princípios como os seus nem em relação ao casamento nem quanto aos preceitos cristãos. No casamento é considerado que marido e mulher são uma só carne e um só espírito. Mas, para ele, não é assim. Agora, eu lhe pergunto: se você está desobedecendo à sua fé, o que espera como resultado? Independentemente dele ser uma boa pessoa, se ele não tem o principal, que é o temor a Deus e uma aliança com Ele, você não terá também. Então, o resto não adianta. Talvez você esteja tomando uma decisão baseada no fato de estar há três anos com ele, de já ter 37 anos e ter comprado a casa e os móveis, mas você pode se desapontar. O pior de tudo é que ele não tem interesse de ir à Igreja antes do casamento. Então, depois do casamento, esse interesse vai diminuir mais ainda.
CRISTIANE – As pessoas ficam comparando a vida delas com a de casais que chegaram na Igreja nessa mesma situação, ou seja a mulher vai à Igreja e o marido não, mas ele acaba indo depois. Então, elas pensam que se funcionou para os outros vai funcionar para elas também. Só que o seu caso é totalmente diferente: você já sabia dessa situação e que não era certo permanecer nela.
RENATO – O conselho bíblico que você citou que diz que a santidade da esposa santifica o marido foi dado no Novo Testamento e se refere a mulheres que se converteram depois de casadas. Elas não vão se separar do marido porque se converteram e eles não, ou seja, vão se manter convertidas e a santidade delas deve santificá-los, porque são uma só carne. Mas você, que é solteira, quer se casar com um homem que é incrédulo e acha que vai santificá-lo, na verdade, vai se rebaixar ao nível espiritual dele.
CRISTIANE – Você premeditou um erro. Não adianta você falar que crê, que tudo é possível e que vai se humilhar diante de Deus. Você já sabe a resposta para a sua pergunta.
RENATO – Se você quer nosso conselho, não siga nesse relacionamento. Coloque para seu namorado uma condição e diga que quer lhe pedir desculpas, que deseja ser sincera com Seu Deus em primeiro lugar e também com ele. Diga a ele que, por não ter sido fiel, sincera e verdadeira com Deus, também não tem sido com ele e que avaliou que sua fé é muito mais importante do que o casamento. Fale que quer casar com alguém que tenha sua fé. Pergunte se ele deseja seguir em frente com você no noivado, mas que vocês só vão se casar quando ele também se casar com Deus. Fale que você não vai culpá-lo e que se ele se sentir pressionado ou injustiçado pode terminar o relacionamento. Peça que ele a perdoe, mas que essa é a decisão que você teve que tomar. Se você fizer tudo isso ele terá uma das seguintes reações: ou vai buscar a Deus e mostrar que lhe ama muito já que isso é muito importante para você ou que não lhe ama o suficiente e acha que essa é uma razão para terminar o relacionamento. Se você agir dessa forma, vai prevenir muitas dores de cabeça no futuro.