Mil mulheres e uma importante lição

A Bíblia não esconde que o rei Salomão, apesar de ser um homem sábio, teve seu coração corrompido por 700 mulheres e 300 concubinas. Além desses números expressivos, a nona temporada da série Reis, A Sucessão, mostrará ao público o porquê das escolhas dele

Imagem de capa - Mil mulheres e uma importante lição

O livro bíblico de 1 Reis conta como foi a sucessão do trono de Davi, ocupado por seu filho Salomão, que era um homem muito sábio, como indica 1 Reis 10.23-24: “Assim o rei Salomão excedeu a todos os reis da terra, tanto em riquezas como em sabedoria. E toda a terra buscava a face de Salomão, para ouvir a sabedoria que Deus tinha posto no seu coração”. Esse mesmo coração, contudo, foi espiritualmente corrompido, como evidencia o capítulo seguinte: “E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias (…). E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração (…) para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai (….). Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do Senhor; e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai.” (1 Reis 11.1-6).

Em Eclesiastes 2.7-10, Nova Tradução na Linguagem de Hoje), o próprio Salomão narra seus feitos em obras magníficas e edificações suntuosas, plantações de vinhas, hortas e jardins, fortunas em prata e ouro e acúmulo de tesouros. “Tive mais gado e mais ovelhas do que todas as pessoas que moraram em Jerusalém antes de mim. Também ajuntei para mim prata e ouro dos tesouros dos reis e das terras que governei. Homens e mulheres cantaram para me divertir, e tive todas as mulheres que um homem pode desejar. Sim! Fui grande. Fui mais rico do que todos os que viveram em Jerusalém antes de mim, e nunca me faltou sabedoria. Consegui tudo o que desejei.” No final de sua vida, no entanto, Salomão compreende que tudo que é passageiro é vaidade. Enfim, ele confessa que tudo que fez foi correr atrás do vento e que os prazeres são inúteis.

A Sucessão, nona temporada da série Reis, promete despertar questões delicadas no público e oferecer algumas respostas por meio da história de Salomão. A superprodução, exibida pela Record TV e pelo Univer Vídeo, chega às telas para reproduzir a coletânea dos feitos grandiosos de Salomão, protagonizado por Guilherme Dellorto, e também para explicar o porquê do envolvimento do rei com tantas mulheres. Mas, para entender as atitudes de Salomão, é preciso conhecê-lo.

RAIO X
Quanto à construção do personagem, a autora da série, Cristiane Cardoso, conta à Folha Universal que “Salomão foi construído, primeiramente, com base em alguns fatos bíblicos. Ele quase perdeu o reino porque seu irmão Adonias (Brunno Daltro) se autodeclarou rei. A Bíblia relata que Bateseba (sua mãe, interpretada por Anna Lima) e o profeta Natan (Lúcio Fernandes) tiveram que falar com Davi (Petrônio Gontijo) para que fizesse alguma coisa e, depois, Davi ainda teve que dar todas as instruções do que precisava ser feito com Salomão”. Além de Adonias, Cristiane destaca que outros meio-irmãos de Salomão também fizeram de tudo para se tornarem reis e “ele não fez absolutamente nada, o que diz muito sobre ele”.

Outro fator que ajudou a moldar a personalidade de Salomão foi o que Davi lhe disse em diferentes momentos. “Primeiro, ele diz para Salomão que seja homem (1 Reis 2.2) e, em outra ocasião, que tenha coragem e coloque mãos à obra. Ou seja, ele disse: ‘reage meu filho, você é o rei, tem que se comportar como tal’”, diz Cristiane.

COM QUEM SERÁ?
Além de Naamá (Ingrid Conte) e de Abisague (Barbara França), o público conhecerá ao longo da nona temporada um pouco mais sobre outras esposas de Salomão, entre elas a então princesa egípcia Nebset (Priscila Ubba). “Assim que Davi morreu, Salomão deve ter se sentido muito inseguro por não ter tido um histórico de guerras. O rapaz, com certeza, deduziu que as nações iam se aproveitar da morte de Davi e Joabe e, em vez de confiar na aliança que seu pai fez com Deus e buscar conhecer mais a Ele, preferiu se aliar ao Egito por meio desse casamento, fazendo-a sua rainha oficial. O fato de Salomão querer se aliar ao Egito e fazer várias alianças diplomáticas com os casamentos mostra o quanto ele estava inseguro como rei”, afirma Cristiane.

Ela observa que “a Bíblia diz que até casa ele fez para ela e que ele a amou, assim como às demais esposas estrangeiras. É por isso que não se deve deduzir quem Salomão amou mais porque, no fundo, ele não amou ninguém. Como pode um homem amar tantas mulheres? Quando a Bíblia fala que ele as amou, eu entendo que ele se deixou levar por elas, fez as vontades delas e, consequentemente, foi contra a de Deus. Por mais que ele fosse um belo escritor de provérbios e poesias, como as do livro de Cantares, se ele não foi fiel nem a Deus, imagine a elas. As esposas estrangeiras até estavam acostumadas com um harém enorme, mas as que conviveram com ele antes desses casamentos por alianças, não. Infelizmente, elas provavelmente foram as que mais o amaram e sofrerão por isso na série.”

As alianças matrimoniais, na verdade, simbolizavam “alianças políticas”, como Cristiane detalha: “cada esposa representava um aliado das nações vizinhas e, como ele nunca guerreou na vida, ser amigo de todas as nações era muito importante para o futuro do seu reino. No entanto, Deus tinha prometido paz a Salomão sem que ele precisasse disso.”

SABEDORIA E ATITUDES
Davi, pai de Salomão, também viveu muitos conflitos conjugais. No caso de Salomão, entretanto, os problemas parecem atingir proporções colossais porque, além de ter muitas esposas, ele ainda se envolveu e até se tornou cúmplice de costumes estrangeiros contrários aos ensinamentos de Deus. Afinal, faltou sabedoria a Salomão na vida amorosa? Cristiane nos esclarece em relação a isso: “na verdade, ele até teve sabedoria no casamento: há vários versículos em Provérbios que mostram o quanto ele sabia o que procurar em uma esposa e, em Eclesiastes, o quanto o casamento era importante. O problema dele não foi ignorância. Uma coisa é você ter sabedoria e outra completamente diferente é você usá-la. Salomão sabia o que era certo e errado, mas, na hora que teve que usar o que sabia, preferiu se entregar ao que sentia”.

Para acompanhar todas as novidades da trama, não perca os capítulos da série Reis, que é exibida de segunda a sexta-feira, às 21h, pela Record TV. Já no streaming Univer Vídeo é possível rever capítulos a qualquer momento e ainda ter acesso a cenas exclusivas.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Fotos: Ulisses Netto / Seriella Productions / JPSFREITAS / Seriella Productions