“Minha esposa diz que eu tenho atitudes de criança”

Imagem de capa - “Minha esposa diz que eu tenho atitudes de criança”

Durante o programa Escola do Amor Responde, um aluno contou aos professores Renato e Cristiane Cardoso que estava tudo bem entre a esposa e ele quando, de repente, ela disse que ele agia como criança e foi para a casa da mãe dela. Segundo o aluno, ele já pediu para que ela volte, mas ela se nega a fazer isso. Eles estão juntos há quase cinco anos e têm um filho.

ALUNO – Minha esposa diz que eu tenho atitudes de criança, que eu não mudo e foi para a casa da mãe dela. Ela disse que não me quer mais e que tem nojo de mim. Eu já implorei e chorei pedindo para que ela volte, mas ela não quer fazer isso de modo algum. O que eu faço? Eu a amo demais.

RENATO – Querer que ela volte não é o mais importante, pois as pessoas não podem ter tudo o que querem. No seu caso, você tem que se perguntar o que a afastou. Sua esposa disse que você é muito criança e não muda. Então, o que você precisa mudar para ser um homem que vai merecer uma nova oportunidade da parte dela? Essa é a pergunta certa. Não adianta você dizer que a quer de volta, pois ela já disse que não o quer do jeito que você está. Ela se cansou e são cinco anos de relacionamento. A mulher tolera certas coisas mais do que o homem, mas, quando ela desiste, é porque realmente está cansada. Para que você desperte uma gota de fé da parte dela, primeiro você precisa mostrar que é outro homem.

CRISTIANE – Você não conhece sua esposa como pensava. Na verdade, você não sabia que havia problemas entre vocês, pois diz que por cinco anos vocês viveram muito bem. Eu duvido disso, pois ela não diria que tem nojo de você nem iria embora tão rápido se fosse assim. Ela está cansada porque vem tentando dar um jeito nesse relacionamento há muito tempo. É típico de muitos homens colocarem o problema debaixo do tapete e acharem que aquilo é só uma fase, que não tem nada a ver, que a esposa vai esquecer. O homem foge dos problemas e não quer falar do assunto. Quando a mulher quer falar do que a incomoda, o homem faz daquilo um fardo. Você tem um problema e precisa resolvê-lo. Não dá para evitar ou fugir do problema e ficar o dia todo no trabalho, por exemplo, pois não é assim que vai solucioná-lo – pelo contrário, ele vai se agravar. Não resolver nada se torna outro problema. Você não toma nenhuma atitude para resolvê-lo, o evita, o tempo vai passando e tudo vai se acumulando. Depois você não entende o motivo de tudo ter acontecido.

RENATO – O homem não vê o problema no casamento, ele não julga que o que a esposa fala seja um problema e que são apenas opiniões diferentes. Ela reclama da falta de atenção, ela fica em casa, cuida dos filhos e espera que no fim do dia ele vai matar a saudade, mas o que ele faz ao chegar em casa é tomar banho, comer, ver TV e dormir. Ela pensa que vão sair no fim de semana, mas ele quer descansar, jogar futebol e para ele isso está bom. Se ela vê um problema que ele não vê, ele vai dar de ombros e dizer que é só reclamação. Assim, ela joga para ele um problema, ele faz o mesmo e a tensão vai aumentando e um dia explode. Ele não entende que se a esposa tem um problema ele também tem.

CRISTIANE – Em vez de ficar chorando e pedindo para que ela volte, foque sua atenção em se reparar. Pense no que você pode fazer em relação aos problemas. Você tem que entender o que eles significam. Quando a mulher diz que você é imaturo, ela quer dizer que tem dificuldade para respeitá-lo e espera outro tipo de atitude de sua parte. Uma mulher não aguenta um homem imaturo. Ela precisa respeitar o marido, mas como vai fazer isso se ele é um crianção? É difícil porque, assim, ela se sente como se fosse uma mãe para o marido. Avalie suas atitudes – o que você faz ou deixa de fazer – para entender por que ela pensa assim. Invista o seu tempo em se resolver consigo mesmo.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: getty images