Mobilização Nacional: “Valorize a sua vida” oferece suporte emocional em 600 cidades brasileiras

Em 2023, 145 mil pessoas foram afastadas do trabalho devido a questões de saúde mental

Imagem de capa - Mobilização Nacional: “Valorize a sua vida” oferece suporte emocional em 600 cidades brasileiras

Cerca de 200 mil pessoas devem ser alcançadas nos dias 14 e 15 de setembro por meio do evento “Valorize a sua vida”, promovido pelo Depressão Tem Cura (DTC). A mobilização nacional de combate ao suicídio ocorrerá em 600 cidades brasileiras. Em São Paulo, a ação principal acontecerá no sábado, às 9h, nas proximidades do Parque Ibirapuera.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar aqueles que enfrentam problemas emocionais sobre a importância de buscar ajuda. Para isso, haverá ações em semáforos com faixas e folhetos informativos, além de pontos de atendimento em locais estratégicos, onde voluntários fornecerão escuta qualificada e acolhimento.

Eventos como o “Valorize a sua vida” se tornam ainda mais relevantes considerando os dados preocupantes de um estudo recente da Escola de Medicina de Harvard e do Cidacs/Fiocruz Bahia. Entre 2011 e 2022, foram registrados mais de 147 mil suicídios e 104.458 casos de autolesões, com aumentos de 3,7% e 21,13%, respectivamente, durante o período analisado.

A mobilização abrangerá os 26 estados e o Distrito Federal, contando com a colaboração de aproximadamente 17 mil voluntários, dentre eles, psicólogos, que prestarão suporte e aconselhamento. Também será realizada, gratuitamente, aferição de pressão e a distribuição de 13 mil exemplares do livro “Eu Venci a Depressão”, da Dra. Eunice Higuchi.

Além do evento do final de semana, o programa social realizará no dia 10 de setembro – conhecido como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio – a ação “Stop Depression” em estações de trens e metrôs, bem como em terminais rodoviários. Esta iniciativa nacional de conscientização e prevenção entregará materiais informativos e proporcionará apoio emocional.

Para o responsável pelo DTC, Jefferson Garcia, é fundamental que a pessoa que sofre com depressão, “além de buscar ajuda psicológica, através dos profissionais de saúde, possa contar também com uma rede de apoio. Nossos movimentos vão além do mês de setembro; é uma prática diária, durante todo o ano. Queremos mostrar para as pessoas que elas e suas vidas têm valor, que não é preciso tirar a vida para tirar a dor que ela sente”.

Além de setembro

Embora o “Valorize a sua vida” faça alusão à campanha “Setembro Amarelo”, não é apenas neste mês que o programa social oferece acolhimento a quem sofre. De janeiro a agosto, as 57,7 mil ações do DTC levaram suporte a 813,5 mil brasileiros, e com isso, evitaram 11,1 mil suicídios.

Dentre as atividades, estão inclusas as palestras promovidas em empresas. Nelas, voluntários buscam sensibilizar os colaboradores sobre a importância de cuidar da saúde mental e também proporcionar um ambiente de apoio e acolhimento para quem precisa desabafar.

De acordo com o Ministério da Previdência Social, 145 mil brasileiros foram afastados do trabalho por questões mentais em 2023.

Em setembro, o programa social – mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus – também iniciou a campanha “Desabafar faz bem”, com plantão de atendimento diário pelos canais de comunicação. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 3573-3535, pelo WhatsApp (11) 3573-3662 ou pelo site depressaotemcura.com.

 

 

imagem do author
Colaborador

Unicom / Foto: cedida