Morning Show especial: 45 anos da Universal com o Bispo Macedo
Confira o programa que celebrou o aniversário da Igreja contando histórias de lutas e fé
Em celebração aos 45 anos da Universal, o programa Morning Show — exibido ao vivo pela TV Templo e pelo Facebook do Templo de Salomão — apresentou, neste sábado (9), um especial com a participação do Bispo Edir Macedo e sua esposa, Ester Bezerra. Estiveram presentes também o Bispo Renato e Cristiane Cardoso, e o Bispo Júlio e Viviane Freitas.
“Estamos aqui para comentarmos o que Deus tem feito nestes últimos 45 anos. Eu digo, nestes últimos 45 anos, porque a Igreja Universal do Reino de Deus começou quando Jesus morreu na cruz, ressuscitou e ascendeu aos céus. Ele enviou o Espírito Santo sobre aqueles que obedecem e seguem a Sua voz. Então, o Espírito Santo encontrou a nós todos. Estamos celebrando o 45º aniversário da Igreja, mas ela funciona desde o dia em que o Senhor Jesus assumiu a autoridade de estar à direita do Pai e enviou o Espírito Santo”, destacou o Bispo Macedo.
Há 44 anos, casal teve a vida transformada
O casal convidado, Pastor Amaro, de 80 anos, e sua esposa, Maria de Lourdes, de 77 anos, contou brevemente sua história de lutas, fé e transformação de vida.
Eles viviam um casamento tranquilo, até que Amaro traiu a esposa e mudou totalmente seu comportamento, fruto de uma feitiçaria da amante. Ele começou a beber e fumar muito, e também a agredir Maria. A situação chegou a tal ponto, que ela pensou em tirar a própria vida e de toda a família, incluindo os sete filhos que o casal já tinha na época. Preparou uma sopa na qual misturaria veneno. Nesse ínterim, ligou o radinho de pilha que mal funcionava. Sintonizou o programa da Igreja com o Bispo Macedo. Ele passou uma mensagem de fé que falou diretamente com Maria. Vale destacar que, na noite anterior, ela tinha clamado a Deus por ajuda.
“Ao ouvir, eu caí de joelhos. Creio que o Espírito Santo me moveu, eu levantei os braços e disse ‘Senhor, eu não Te conheço, mas entrego a minha vida a Ti”, contou Maria. Uma semana depois, ela estava na Universal. Amaro vendo a mudança na esposa, algum tempo depois, também começou a frequentar e a família teve sua vida restaurada. “Pratas da casa”, o casal já está há 44 anos na Obra e o Pastor Amaro ministra na Catedral de Del Castilho, no Rio de Janeiro.
“Estamos aqui”
Em seguida, o Bispo Macedo comentou como Deus sempre se faz presente na vida daqueles que sinceramente O invocam, e como isso está diretamente ligado à mensagem da Universal às pessoas desde o início do seu trabalho.
“O mesmo Senhor que estava ao lado da dona Maria naquela manhã, está com você também. Porque Deus se faz presente sempre que há alguém enfermo, aflito, desesperado. Sempre junto daqueles que estão sofrendo, passando necessidade, condenados à morte, na prisão, perdidos. Então, você diz: ‘se Ele está aqui, por que não resolve meu problema?’. Deus não vai entrar na vida de ninguém sem ser convidado. Ele só entra na vida da pessoa, quando ela O invoca (…) Deus faz o convite a todos os que O invocam com sinceridade. Isso é extremamente importante. Não interessa a condição dela. Essa é a mensagem, digamos, principal da Igreja Universal, que há 45 anos começou seu trabalho, dizendo para as pessoas sofridas: ‘estamos aqui'”, ressaltou.
Perseguição e perseverança
Ao longo do programa, Bispo Macedo também reiterou a importância de nos mantermos perseverantes na fé, mesmo diante dos problemas, aflições, perseguições e rejeições.
“O que o Senhor Jesus ensina para que possamos nos manter na fé é a perseverança. Porque muitas pessoas são perseverantes nos seus projetos pessoais, mas não são na fé, em Deus. São perseverantes nas coisas físicas, na conquista de um casamento, de um diploma, de um bem material; mas com respeito à fé, elas até creem em Deus, mas não são perseverantes, então não suportam (adversidade). É Deus quem permite os problemas, as dificuldades, os sofrimentos. Deus permite a todos nós e graças a Deus por isso”, pontuou.
E acrescentou: “A Igreja Universal quanto mais bate, mais cresce. Graças a Deus pelo ódio que temos sido vítimas, pelas maledicências, pelas falácias, pelas perseguições. Se a gente leva uma bordoada e aceita, se deixa levar por aquele estado letárgico de acomodação. Não podemos deixar de dar graças. Foi de perseguição, de desprezo, de rejeição que a Igreja começou (…) Deus não permite que os nossos problemas estejam acima da nossa capacidade de resistência.”
A visão da fé
Em seguida, foi apresentado o vídeo com a história de Flávio Lopes dos Santos, de 47 anos. Ele chegou à Universal com 21 anos de idade. Foi levantado a obreiro e cerca de dez anos depois conheceu sua esposa. Por volta dos 32 anos, com apenas um ano de casamento, Flavio perdeu repentinamente a visão do olho esquerdo. E, gradativamente, também do olho direito. Enfrentou guerras diante desta situação. Entretanto, ele usou a sua fé para superá-las.
“A visão que eu pedi a Deus não veio, mas Ele me deu uma visão muito maior que foi a visão espiritual, a visão da fé, de que eu podia continuar”, contou Flávio.
Clique aqui e assista ao testemunho na íntegra.
Mais sobre o programa
O programa contou com a apresentação do Bispo Eduardo Bravo que relatou sua história quando chegou sozinho para evangelizar em outro país, Madagascar — país insular situado perto da costa sudeste da África. Lá ele enfrentou lutas como a falta de recursos e a malária.
Ao que o Bispo Macedo comentou: “Você não tinha nada, era um deserto. Mas era uma alma. Dentro de você havia o Espírito Santo. Ali, o Espírito Santo fez nascer a Igreja Universal (…) E a Igreja Universal tem crescido em cima dessa força que ninguém pode pensar sequer em destruí-la. Onde quer que haja apenas uma pessoa que tenha o Espírito Santo, ali vai nascer uma Igreja Universal. O sucesso da Universal não é da Universal, o sucesso é o Espírito Santo, é o Espírito de Jesus. Ele usa as pessoas que Ele escolheu”.
Ainda durante o programa foi exibida a entrevista do Bispo Macedo ao Domingo Espetacular, quando explicou sobre a existência da alma, tema do livro “Segredos e Mistérios da Alma”.
Assista ao programa na íntegra e confira ainda outros assuntos abordados e convidados no estúdio que levaram os seus testemunhos de guerras, fé e transformação de vidas.