Movendo saúde: exercícios podem auxiliar no tratamento de câncer de próstata

Saiba como isto é possível

Imagem de capa - Movendo saúde: exercícios podem auxiliar no tratamento de câncer de próstata

Um estudo publicado na Prostate Cancer and Prostatic Diseases mostra como exercícios físicos podem auxiliar como um remédio natural, elevando os níveis de moléculas anticancerígenas.

  • A pesquisa foi realizada com homens diagnosticados com câncer de próstata em diferentes estágios, até os mais avançados.
  • Durante 12 semanas, por 34 minutos, realizaram exercícios em níveis de alta intensidade sobre uma bicicleta ergométrica.
  • Tal rotina suprimiu o crescimento de células do câncer, aumentando o nível de miocinas anticancerígenas.

É importante saber:

Os exercícios físicos são itens fundamentais na lista de práticas saudáveis para manter uma boa qualidade de vida. Pesquisas já realizadas anteriormente comprovam que inúmeras doenças podem ser prevenidas se mantido a prática das atividades – até mesmo diversos tipos de cânceres podem ser evitados.

Pratique:

Para te auxiliar, listamos alguns exercícios físicos que podem facilmente serem realizados em casa, de forma diária. Separe 1 hora ou alguns minutos do seu dia para tomar essa atitude sábia em relação ao cuidado com o seu corpo.

Lembre-se: antes de iniciar a prática dos exercícios, é importante fazer um breve alongamento para habituar o seu corpo.

1.Cooper parado: Simule uma corrida sem sair do lugar. Corra com os joelhos levantados, ajudando a intensificar o exercício.

2. Flexão de braços: com os pés afastados, apoie as mãos na parede na mesma direção do pés, e realize a flexão e a extensão dos cotovelos, se aproximando e se afastando da parede. Faça 3 séries de 10, com um intervalo de 2 minutos entre elas.

3. Agachamento: sentado em uma cadeira com os pés afastados e as mãos unidas, faça movimentos que consistem em levantar e sentar-se novamente. Faça 3 séries de 20 repetições, com um intervalo de 2 minutos entre elas.

4. Prancha: Posicione o tronco, o quadril e as pernas fora do chão, mantendo apenas a ponta dos joelhos e antebraço em contato com o solo. Durante 3 séries de 30 segundos cada, com o intervalo de 1 minutos e meio entre elas, contraia a musculatura abdominal de seu corpo.

5. Abdominais: Deite no chão, com a barriga para cima, e incline o seu tronco para frente. 4 séries de 12 repetições.

Vá mais fundo: Além disto, procure também uma orientação médica e/ou um educador físico, que irá lhe direcionar à maneira correta e mais adequada com o cuidado com sua saúde.

 

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: iStock