Muito além da teoria

Há quem acredite que ser cristão se restringe a ler a Bíblia, orar e frequentar a igreja assiduamente. O verdadeiro cristão, porém, faz mais do que isso

Imagem de capa - Muito além da teoria

Raras são as pessoas que nascem com um talento inato. Inclusive, há correntes de pensamento que nem sequer acreditam em talento natural. É fato que a prática é o único caminho que leva ao domínio completo de qualquer habilidade. Isso se relaciona a tudo: ler, escrever, fazer cálculos, cozinhar, andar de bicicleta, praticar uma atividade física, dirigir, exercer uma profissão e, principalmente, trabalhar na sua relação com Deus. Até mesmo o Senhor Jesus demonstrou isso: na Bíblia lemos que, aos 12 anos, Ele ficou no templo ouvindo e interrogando os doutores da época, o que exemplifica a necessidade do aprendizado. Aliás, durante todo o Seu ministério, dia após dia, Ele ensinava tanto com Suas Palavras quanto com Seu exemplo irrepreensível.

E é esse exemplo que todo cristão deve seguir: o de sempre buscar aprender e praticar a Palavra. Somente assim será possível estabelecer uma relação verdadeira com Deus.

O primeiro passo é conhecer a Palavra dEle. Conforme explica o Bispo Jadson Santos, “vivemos em um mundo onde cada pessoa quer ter a sua verdade, mas a verdade que liberta é a de Deus. O diabo trabalha na ignorância espiritual, então, quando a pessoa começa a ter conhecimento da Palavra de Deus, ela sai da escravidão, do engano e da mentira”.

No entanto manter as Sagradas Escrituras apenas nas páginas da Bíblia, na tela do smartphone ou como item de decoração tem sido o grande erro de muitos. E sobre isso o Próprio Senhor Jesus alertou em Lucas 6.49: “… o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa”.

Esteja atento aos riscos
O Bispo Jadson alerta que não adianta somente saber em teoria e que é necessário praticar: “conhecer por conhecer, o diabo conhece mais do que todo mundo. Não tem nenhum teólogo ou pastor que conheça mais a Bíblia do que o diabo. A pessoa tem que ter coragem de sacrificar para colocar a Palavra em prática e nem todos têm essa disposição para obedecer à Palavra de Deus”.

Afinal, de que vale dizer que conhece a Verdade, mas mentir? Saber o valor do perdão, mas nutrir rancor e ódio? Ler sobre a Justiça, mas enganar as pessoas? Aprender sobre o amor, mas só o demonstrar com quem e quando lhe convém? Ver tantas provas de milagres na Bíblia e nos dias atuais, sabendo o caminho seguido por cada um que testemunhou o agir de Deus, mas viver murmurando, em vez de usar a fé?

É por agir assim que quem se restringe apenas ao conhecimento bíblico não possui alicerces em sua vida e diante do arrojar de problemas deixa sua confiança se esvair. Aí a ruína de sua vida é inevitável. O Bispo Jadson observa que o diabo não respeita uma fé de boca: “ele respeita uma fé que é praticada, porque ele sabe quem é cada um e sabe quem pratica e quem não pratica a Palavra de Deus. Então, a fé de teoria é uma fé morta, inoperante que não funciona, não vence o mal, não muda a vida de ninguém e não traz a Salvação”.

Usufrua dos benefícios
Resumindo: não adianta ser um “cristão não praticante”. Quem não pratica o que Cristo ensina, na verdade, nem é cristão, mas um religioso descompromissado que, muitas vezes, está mais longe de Deus do que os que não conhecem a Palavra.

Devemos ser prudentes, vigilantes e ávidos praticantes daquilo que extraímos do Manual com o qual Ele nos presenteou. Por isso, o cerne de uma vida com Deus que resiste a dificuldades, a tentações e ao tempo é viver de acordo com aquilo que Ele ensina. E ser praticante da Palavra só traz benefícios tanto para a alma, que conquista a vida eterna ao lado do Criador, quanto para todas as áreas da vida. “É importante ter esse entendimento: nada faz tão bem ao ser humano como obedecer à Palavra de Deus. Quem obedece não precisa correr atrás de bênção, pois as bênçãos alcançam o obediente onde ele estiver. Obedecendo à Palavra, não importa o homem, não importa o governo, não importa quem se levanta contra ele. Estando na fé e na obediência não tem como dar errado”, diz o Bispo Jadson. O Próprio Senhor Jesus afirmou em Lucas 6.47-48: “Todo aquele que vem a Mim, e ouve as Minhas Palavras, e As pratica, Eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída”.

Fica claro que ouvir e praticar as Palavras dEle dá trabalho, mas há nisso a recompensa da segurança que somente Ele pode oferecer. Então, conheça a Bíblia para saber a direção a seguir, mas também decida praticar Suas orientações. Nem sempre será fácil, mas foi exatamente por saber disso que Ele deixou o Seu Espírito para ser o Auxiliador que precisamos na breve jornada neste mundo rumo à vida eterna com Deus. E lembre-se do que está em 2 Coríntios 3.6: “A letra mata, mas o Espírito vivifica”.

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Foto: Getty Images