Mulher morre após complicações de cirurgia plástica em BH
A pedagoga obteve o diagnóstico de sua traqueia perfurada durante o procedimento estético
A pedagoga Betim Claudineia Francisca Lima, de 46 anos, morreu após complicações em uma abdominoplastia realizada no Hospital Life Center. A paciente sofreu uma perfuração na traqueia e múltiplas paradas cardíacas, não resistindo à intervenção médica.
O caso:
Betim passou por uma cirurgia plástica combinada de abdominoplastia, lipoaspiração, enxertia de glúteos e correção de hérnia. A família foi informada de que o procedimento tinha sido bem-sucedido. No entanto, cerca de duas horas após a cirurgia, ela apresentou inchaço facial, sugerindo uma reação alérgica.
Cirurgia estética no Brasil:
O Brasil ocupa o segundo lugar global em procedimentos cirúrgicos estéticos, com mais de 2,2 milhões de intervenções realizadas em 2023, de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS).
A busca pela perfeição:
Embora a cirurgia estética tenha se popularizado, muitos buscam a perfeição em um esforço para preencher um vazio que carregam. Fatores como comparação social, necessidade de aprovação e encobrimento de dores internas são impulsionadores desse comportamento, muitas vezes, em detrimento da saúde mental.
Reflexão sobre a Alma:
No livro Segredos e Mistérios da Alma, de autoria do Bispo Edir Macedo, ele enfatiza que muitas pessoas negligenciam a saúde da alma, focando excessivamente na aparência física. Ele afirma: “A maioria das pessoas não dá muita importância à sua alma. Elas a tratam com desdém, porque não a veem, não a tocam e nem a ‘sentem’, mas investem pesado na aparência do seu corpo.”
Em tempos de obsessão pela estética, é essencial refletir sobre o equilíbrio entre corpo e alma para alcançar o verdadeiro bem-estar.