Mundo tem mais de 1 bilhão de obesos

É o que mostra uma análise de 1990 a 2022. Saiba os riscos

Imagem de capa - Mundo tem mais de 1 bilhão de obesos

A população de obesos no mundo chegou a mais de 1 bilhão. O dado vem de uma análise global publicada na revista científica The Lancet. A pesquisa teve a colaboração da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Informações:

  • O período analisado foi de 1990 até 2022.
  • Nestes 32 anos a doença mais do que dobrou entre adultos e quadruplicou entre crianças e adolescentes de 5 a 19 anos.
  • Em 1990, o número de jovens obesos era de 31 milhões e o de adultos era de 195 milhões. Já em 2022 esse número subiu para 159 milhões de crianças e 879 milhões de adultos.
  • “É muito preocupante que a epidemia de obesidade que era evidente entre adultos em grande parte do mundo em 1990 agora se espelhe em crianças e adolescentes em idade escolar. Ao mesmo tempo, centenas de milhões ainda são afetadas pela desnutrição, particularmente em algumas das partes mais pobres do mundo. Para combater com sucesso ambas as formas de desnutrição, é vital que melhoremos significativamente a disponibilidade e a acessibilidade de alimentos saudáveis e nutritivos”, disse o autor sênior do estudo, professor Majid Ezzati, do Imperial College London, à imprensa.

Riscos:

Os dados revelam a má nutrição que é responsável por metade das mortes de crianças menores de 5 anos. Além disso, a obesidade é responsável por causar doenças não transmissíveis, como diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Por esses e outros riscos, a Bíblia condena a glutonaria e a inclui na lista de obras da carne (Gálatas 5.19-21). Afinal, tudo que nos domina, nos escraviza e se torna um pecado. Até a comida, que para muitos é um vício.

“Quem não se domina não pode se dizer livre. Tudo aquilo que é contrário às Escrituras e fere a consciência, a pureza, a decência e a ordem não passa de armadilha para aprisionar o ser humano”, reflete o Bispo Macedo.

Além disso, nosso corpo é templo do Espírito Santo e precisa ser cuidado em todos os aspectos, para servi-Lo.

“Quando as Escrituras declaram que o justo é o Santuário de Deus (1 Coríntios 3:16), elas enfatizam que tudo aquilo que era inconveniente ou desrespeitoso no Templo físico também o é no corpo. Porém, mais decência e santidade deve haver no corpo, que foi comprado pelo Senhor Jesus e agora pertence a Ele (1 Coríntios 6:20). Diante disso, deve ser usado para a Sua honra. O Altíssimo nos confere a Sua maior glória, que é o Espírito Santo, mas Ele não pode habitar onde há impureza, uma vez que Ele é Puro e Santo”, conclui.

Faça isso:

Busque orientação médica para cuidar da sua alimentação e vencer a obesidade.

Mas se para você a comida se tornou um vício, receba ajuda na reunião da Cura dos Vícios, que acontece aos domingos, às 15h. Encontre o endereço da Universal mais próxima aqui.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock