Na África do Sul, Universal inaugura o primeiro templo em lixão

Comunidade que será atendida, sobrevivia, até agora, de restos de comida que recolhia. Igreja doará alimento e água

Imagem de capa - Na África do Sul, Universal inaugura o primeiro templo em lixão

Neste sábado (26), a Igreja Universal do Reino de Deus da África do Sul inaugura, em Soweto, o primeiro templo religioso do país em um lixão, no Union Avenue Dumpsite. Essa Universal atenderá uma comunidade de 800 pessoas — com cerca de 250 crianças — que vivem no local em situação de extrema pobreza, e, muitas vezes, precisam se alimentar de restos de comida que encontram. Diariamente, a Universal distribuirá marmitas para os moradores do lixão.

O Bispo Marcelo Pires, responsável pela Universal sul-africana e pelos demais países africanos de línguas inglesa e francesa, relata que “essa é uma comunidade desprezada, onde o descaso é visível e os moradores vivem sem moradia adequada, humilhados. A Universal, mais uma vez, abraça uma causa humanitária, não apenas para levar o alimento físico, mas, principalmente, o alimento espiritual”.

“Levaremos fé e esperança para aqueles que, muitas vezes, não veem uma saída e acabam se envolvendo com os vícios, tentando amenizar a dor”, explica.

Na inauguração do novo templo, serão doadas mil refeições para a comunidade, além de água, roupas e brinquedos.

De acordo com o Banco Mundial, a África do Sul é o país com a maior desigualdade social do mundo, onde os 10% mais ricos acumulam quase 70% da renda nacional. Metade dos sul-africanos vive com menos de US$ 5 (R$ 25) ao dia.

O responsável pela Universal da África do Sul explica que a construção que abrigará o templo do Union Avenue Dumpsite é um barracão simples, adequado ao local.

Os pastores e os 100 voluntários que atuarão no local estão adotando todas as medidas sanitárias de higiene e distanciamento para evitar a propagação da COVID-19, bem como o contágio por outras doenças presentes no ambiente insalubre de um depósito de lixo.

“No lixão, local ignorado pela sociedade, onde ninguém deseja estar, lá estará a Igreja Universal, levando a Palavra de Deus, que transforma vidas, liberta e salva”, conclui o Bispo Marcelo.

Com 1,3 milhão de habitantes, Soweto é o maior distrito da África do Sul, e fica próximo a Joanesburgo.

Ajuda há 28 anos

A Universal está presente na África do Sul desde 1992.

Como em todos os 134 países, dos cinco continentes, onde atua, a Universal sul-africana também desenvolve programas sociais que ajudam os segmentos mais fragilizados da sociedade local.

Em 2020, foram 575 mil beneficiados no país, graças ao apoio de 5,5 mil voluntários.

imagem do author
Colaborador

UNIcom