Namoro virtual: estelionatário roubou mais de 50 mulheres
Lucro do criminoso ultrapassa os R$ 300 mil. Saiba mais
Foi preso no dia 17 de fevereiro último, Carlos Antônio Alves, o homem que utilizava as redes sociais para roubar mulheres. O criminoso iniciava relacionamentos amorosos via redes sociais e aplicativos e, após algumas conversas, pedia dinheiro.
Uma das vítimas chegou a perder 300 mil reais para ele.
“Ele se apresenta como piloto de avião. Obviamente, como todo estelionatário, tem uma ótima conversa”, explica o delegado responsável pelo caso Roberto Monteiro.
Antes de pedir dinheiro, Carlos Antônio mantinha um namoro com as vítimas. O delegado conta que, durante esse namoro, ele pedia fotos e vídeos íntimos:
“Ele pedia e recebia, mas depois usava para intimidá-las. Quando elas pensavam em denunciá-lo, ele falava: vou expor suas fotos nua na sociedade, onde você mora, para as pessoas que você conhece”.
Ao todo, Carlos Antônio fez mais de 50 vítimas, que se apaixonaram e doaram dinheiro, joias, cartões de crédito e até imóveis.
O criminoso será indiciado por estelionato, crime que vale de um a quatro anos de prisão. Antes dessa prisão, em 1997, ele já havia cumprido pena por tráfico internacional de drogas.
Relacionamento exige conhecimento
Todo relacionamento amoroso exige conhecimento um do outro. Todavia, quando esse namoro ocorre exclusivamente pela internet, isso não é possível. É o que explica a escritora Cristiane Cardoso, autora do livro “Namoro Blindado – Seu Relacionamento À Prova de Coração Partido”:
“Se você não conhece o meio em que a pessoa vive, não dá para, simplesmente, arriscar a sua vida e o seu futuro só pelo que ela fala sobre si mesma. Não é sábio isso!”, orientou.
De acordo com a escritora, esse tipo de relacionamento tem mais chances de dar errado do que dar certo. Isso porque, na internet, a pessoa pode se mostrar como ela gostaria que os outros vissem – e não como ela realmente é. E isso é muito perigoso.
Por certo, foi o que aconteceu com as vítimas de Carlos Antônio Alves. Ele dizia ser rico, proprietário de terras e imóveis. Por fim, pedia dinheiro “emprestado” para suas vítimas, que jamais veriam a devolução dos valores.
O que aconteceu com essas 50 mulheres, acontece com milhões de outras. Por isso, o escritor Renato Cardoso ressalta a importância de ser cuidadoso em qualquer contato virtual:
“Porque você não conhece aquela pessoa. Você escolheu, começou a bater um papo que pode lhe agradar, mas você não sabe até que ponto aquilo é verdade. Porque você está vendo uma tela e o teclado aceita qualquer coisa”, pontuou.
Assista ao vídeo abaixo com a opinião completa dos escritores:
Os ensinamentos do livro “Namoro Blindado” são utilizados na palestra Terapia do Amor, que acontece todas as quintas-feiras, na Universal. Participe dos encontros e aprenda a construir um relacionamento verdadeiramente sólido, que não te trará prejuízos sentimentais ou financeiros. Clique aqui e saiba o endereço mais próximo de sua casa.