“Não consigo ser feliz na vida amorosa”

Imagem de capa - “Não consigo ser feliz na vida amorosa”

Durante o programa A Escola do Amor Responde, a aluna Mônica perguntou aos professores Renato e Cristiane Cardoso o motivo de, depois de tantos anos, ainda não conseguir ser feliz no amor. Ela disse que algumas vezes teve oportunidade de se relacionar amorosamente, mas não deu certo por causa de sua insegurança. Ela comentou que esse sentimento surgiu depois que foi traída pelo ex-marido.

MÔNICA – Eu gostaria de saber por que não consigo ser feliz na vida amorosa. Tive muitas oportunidades, mas estraguei tudo em virtude da minha insegurança. Passei a ter esse medo depois da experiência malsucedida com o meu casamento. Meu ex-marido me traiu e agora eu estrago todos os relacionamentos que tento manter, pois não consigo confiar nas pessoas.

RENATO – Você precisa de um diagnóstico para entender o que gera o seu problema. São as coisas que você faz ou deixa de fazer que provocam essa má sorte em sua vida amorosa. Você disse que estraga seus relacionamentos em razão da insegurança. Ela é uma das causas, mas, possivelmente, existem outras que você nem conhece. Se você sabe que pode estragar seus relacionamentos por causa da insegurança e, mesmo assim, continua agindo dessa forma, é porque não sabe lidar com essa fragilidade, ou seja, não sabe como cortá-la da sua vida.

CRISTIANE – O casamento malsucedido deu início a um ciclo de inseguranças. Você tem que resolver isso, porque você saiu de um relacionamento ruim, mas ele deixou marcas em você. Apesar de você não estar mais com a pessoa que a feriu, ela ainda vive dentro de você.

RENATO – Essa pessoa se tornou um fantasma na sua vida.

CRISTIANE – Seguramente você age dessa maneira porque imagina que a pessoa que está atualmente em sua vida será igual à que a destruiu internamente no passado. Você vive um relacionamento ruim mesmo que não esteja envolvida com ninguém e afasta as pessoas de você. Você acha que todo mundo fará o que seu ex fez. Você precisa resolver isso. Resolva seu passado. Na teoria é fácil, mas, na prática, eu sei que não é. Você precisa estar consciente de que deve parar de entrar em qualquer relacionamento. Se resolva primeiro, pois o problema está dentro de você. Faça o tratamento da Terapia do Amor, que é gratuito. Você não perderá nada fazendo a Terapia do Amor, mas ganhará. Muitas pessoas feridas querem ser felizes, tentam se perdoar, esquecer o passado, desejam perdoar alguém, mas não conseguem acreditar em um futuro melhor.

RENATO – A Terapia do Amor mostrará um diagnóstico para você. Eu já contei um problema que passei aqui, mas vou falar dele novamente. Certa vez, eu estava com um problema no ombro e tinha tentado de tudo para resolver a dor: fiz fisioterapia, passei pomada, deixei quieto por um tempo, mudei a posição que eu dormia, mas nada cessava a dor. Todavia, o ser humano sempre deixa a melhor solução por último, não é mesmo? Depois de várias tentativas frustradas, fui ao ortopedista, expliquei a situação e esperei que ele falasse algo que me ajudasse. Ele disse que eu precisava receber um diagnóstico e me senti um idiota, mas ele tinha toda a razão. Eu estava tentando curar algo sem saber o que estava acontecendo. Eu estava tentando à minha maneira e não dava certo. Então, fiz o exame recomendado, o médico encontrou o diagnóstico e passou o tratamento, que incluiu a fisioterapia correta, e em menos de dois meses eu estava bem. Isso aconteceu porque eu ataquei o verdadeiro problema da forma adequada. A mesma coisa acontece na sua vida amorosa: você acha que já tentou de tudo, mas, na verdade, tentou da forma errada. Se você for à Terapia do Amor, receberá um diagnóstico. Assim que o verdadeiro problema for descoberto, você poderá fazer o tratamento correto.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Tetra Images/getty images