“Não consigo ter um relacionamento sério”

Imagem de capa - “Não consigo ter um relacionamento sério”

Durante a Escola do Amor Responde, Vera, de 26 anos, disse que aos 15 anos se apaixonou por uma pessoa que sempre a traiu. Naquela época, ela fingia que não sabia para não perder o namorado. Ela ficou nessa situação por cinco anos, mas, por fim, ele se casou com outra pessoa. Vera contou ainda que tinha o desejo de se vingar do ex e fazer a esposa dele sofrer. Certa vez, ela aceitou um convite para sair com ele. Quando os dois estavam em um motel, Vera ligou para a esposa dele e contou tudo. Desde então, Vera não consegue ter um relacionamento sério com nenhum homem e sempre se deixa levar pelo prazer. Hoje, ela está com um rapaz, mas a relação deles não é aprovada pelas famílias de ambos.

VERA: Tenho 26 anos. Aos 15, me apaixonei por uma pessoa que sempre me traiu. Na época, eu fazia vista grossa para não perdê-lo. Fiquei nessa situação por cinco anos, mas ele se casou com outra mulher. Depois disso, ele me convidou para sair e aceitei, pois queria me vingar e fazer a esposa dele sofrer. Assim, liguei para a esposa dele e revelei que estava no motel com ele. Obviamente, ele ficou irado comigo. Não consigo ter um relacionamento sério. Hoje estou com um rapaz separado da mulher. Ele tem uma filha e os familiares dele não me aprovam e dizem que estou destruindo a família dele. Além disso, a mulher dele me ameaça. Minha família também não aceita esse relacionamento, pois julga que “ele não presta”. Não sei se vocês podem me dar um conselho. É a primeira vez que peço ajuda a alguém.

RENATO – Fico imaginando quantas pessoas perdem tempo investindo em um relacionamento sem futuro, como você está fazendo. Em geral, esse tipo de relacionamento dá sinais claros e precisos de que não vai levar a nada, mas, mesmo assim, há quem invista nele. É como aquela pessoa que tem um negócio, sabe que está perdendo dinheiro e rumo à falência, mas continua no mesmo caminho.

CRISTIANE – Você dá valor a uma pessoa que não a valoriza. Você não sabe se valorizar.

RENATO – Você precisa valorizar seu tempo. O dinheiro é algo que você pode conquistar novamente; se perder R$ 1 milhão hoje, você pode recuperá-lo com o passar do tempo. No entanto, você não pode recobrar o tempo. Você não pode rejuvenescer nem se revigorar. Esse homem iludiu você ao prometer que um dia tudo se resolveria. Há pessoas desse tipo: elas ficam com essas confabulações de cafajeste e com voz doce fazem a sua cabeça, mas você só perde tempo com elas. Você plantou injustiça e agora está colhendo injustiça, Vera. Você foi vítima quando era mais jovem, mas fez questão de revidar. Foi iludida quando tinha 15 anos e depois, por querer dar o troco, destruiu o casamento dele. Você não é feliz e está obcecada com esse tipo de relacionamento fracassado, além de ter sexo com um e outro. O prazer não é difícil de alcançar. O difícil é alcançar um relacionamento amoroso que dê prazer.

CRISTIANE – Você fica buscando o prazer e acha que isso vai lhe trazer um relacionamento.

RENATO – Você aprendeu que o sexo é uma porta de entrada para um relacionamento, mas, infelizmente, não é assim que as coisas funcionam.

CRISTIANE – Agora você está com uma pessoa que tem outra mulher e outra família. Você diz que ele está separado da mulher, porém, ele ainda tem muito contato com ela. Você quer ter uma vida feliz, mas não dá essa chance a si mesma. Você não será realizada na vida amorosa tirando o marido de alguém. Isso não é possível. Se você continuar assim, sempre aceitará relacionamentos que não trazem nada de bom para você. Não fique chateada comigo, mas você se comporta como uma pessoa que não presta ao se relacionar com uma pessoa que tem outra família. Você tem mantido esse padrão e, por isso, não é feliz.

RENATO – Você plantou o que está colhendo. Por isso, a primeira dica é: pare de cavar, pois você já está no fundo do poço. Você continua destruindo a família de outra pessoa e está se entregando a quem não deveria. Veja o que aconteceu em seus relacionamentos: você deu sexo e ganhou um chute no traseiro. O sexo é o selo do casamento. Para recomeçar, mude seu número de telefone e corte o contato com pessoas que atiçam o que há de pior em você. Deixe de semear injustiça para parar de colher injustiça. Aprenda a se amar e a se cuidar. Além disso, recomendo que faça a Terapia do Amor em sua cidade. Garanto que sua vida será diferente.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty images